Muitos veem a Bíblia como um guia para a humanidade, mas o pastor Matheus Soares acredita que ela pode inspirar a abandonar desculpas e enfrentar os problemas.
A "frustração silenciosa" é a sensação de estar parado ou com a vida sem progresso. O conceito foi elaborado por ele no livro "Lidere Sua Vida: Dez Decisões Intransferíveis para o seu Desenvolvimento Pessoal".
Matheus chama a atenção para três desculpas comuns que frequentemente impedem o ser humano de progredir:
- o deserto;
- o tempo e
- a falta de dinheiro.
Essas três situações são narradas na multiplicação dos pães e peixes. Jesus está com seus discípulos em um deserto, cercado de uma multidão de seguidores.
Vendo tanta gente, pergunta a Filipe onde encontrar comida. O apóstolo responde que o lugar era deserto, já estava tarde e “nem duzentos denários comprariam comida para tanta gente”.
- O denário era uma moeda de prata da Roma Antiga. No Novo Testamento é equivalente ao salário diário de um trabalhador. Estimativas modernas sugerem que seu valor seria de aproximadamente 16 a 18 centavos de dólar.
De acordo com o pastor, isso reflete vários momentos da vida humana. Existem situações em que aparentemente não há saída, como em um deserto.
A sensação de falta de tempo também persegue o dia a dia. E a falta de dinheiro é por vezes a barreira para muitos.
As virtudes como remédio para desculpas
Para combater isso, Matheus Soares indica primeiramente não se deixar levar pelas circunstâncias.
Aponta que sim, o ambiente influencia a vida de alguém. No entanto, não determina seu destino. Ao contrário, acredita na busca da virtude da esperança em tempos difíceis.
Com relação às finanças, defende buscar a virtude da coragem, sustentando que histórias de sucesso começam com poucos recursos e muita determinação.
Por fim, fala do tempo. Afirma nunca ser tarde demais para tentar, tal qual Leonid Hurwicz. Aos 90 anos ele venceu o prêmio Nobel de Economia. Isso é a virtude da perseverança.
As lições de Matheus Soares demonstram que a busca por virtudes pode ser o ponto de inflexão na busca pela evolução. O assunto foi tema do podcast Conversa Paralela.






.webp)


.jpg)








