This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Três lições da Bíblia para quem acredita em desculpas

O remédio para a “frustração silenciosa” é buscar virtudes ensinadas no Evangelho da multiplicação dos pães.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/11/2024 19:10
O pastor Matheus Soares explica sua tese em seu livro. Foto: Reprodução Facebook.

Muitos veem a Bíblia como um guia para a humanidade, mas o pastor Matheus Soares acredita que ela pode inspirar a abandonar desculpas e enfrentar os problemas.

A "frustração silenciosa" é a sensação de estar parado ou com a vida sem progresso. O conceito foi elaborado por ele no livro "Lidere Sua Vida: Dez Decisões Intransferíveis para o seu Desenvolvimento Pessoal".

Matheus chama a atenção para três desculpas comuns que frequentemente impedem o ser humano de progredir:

  • o deserto;
  • o tempo e
  • a falta de dinheiro. 

Essas três situações são narradas na multiplicação dos pães e peixes. Jesus está com seus discípulos em um deserto, cercado de uma multidão de seguidores. 

Vendo tanta gente, pergunta a Filipe onde encontrar comida. O apóstolo responde que o lugar era deserto, já estava tarde e “nem duzentos denários comprariam comida para tanta gente”. 

  • O denário era uma moeda de prata da Roma Antiga. No Novo Testamento é equivalente ao salário diário de um trabalhador. Estimativas modernas sugerem que seu valor seria de aproximadamente 16 a 18 centavos de dólar.

De acordo com o pastor, isso reflete vários momentos da vida humana. Existem situações em que aparentemente não há saída, como em um deserto. 

A sensação de falta de tempo também persegue o dia a dia. E a falta de dinheiro é por vezes a barreira para muitos. 

As virtudes como remédio para desculpas

Para combater isso, Matheus Soares indica primeiramente não se deixar levar pelas circunstâncias. 

Aponta que sim, o ambiente influencia a vida de alguém. No entanto, não determina seu  destino. Ao contrário, acredita na busca da virtude da esperança em tempos difíceis. 

Com relação às finanças, defende buscar a virtude da coragem, sustentando que histórias de sucesso começam com poucos recursos e muita determinação. 

Por fim, fala do tempo. Afirma nunca ser tarde demais para tentar, tal qual Leonid Hurwicz. Aos 90 anos ele venceu o prêmio Nobel de Economia. Isso é a virtude da perseverança.

As lições de Matheus Soares demonstram que a busca por virtudes pode ser o ponto de inflexão na busca pela evolução. O assunto foi tema do podcast Conversa Paralela.

No episódio, Sidney Silveira e Henrique Lima explicaram como pecados capitais influenciam até a vida de quem não acredita neles. Assista ao episódio completo abaixo: 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais