Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Com as eleições municipais chegando, todo mundo quer saber quem realmente entrega o que promete. Para entender isso, foi desenvolvido um Ranking de Eficiência dos Municípios - REM-F2024.
Divulgado hoje, o estudo mostra que só 3% das cidades brasileiras conseguem entregar melhores serviços de saúde, educação e saneamento gastando menos dinheiro. A isso, deu-se o nome de eficiência.
O estudo avaliou saúde, educação e saneamento nas cidades. Depois, fez uma média das notas para chegar à classificação final.
Descubra agora as 10 cidades mais eficientes do Brasil segundo o REM-F2024.
1 - Botucatu, São Paulo
A primeira colocada é um cantinho especial no estado de São Paulo, localizado a 235 km da capital. O nome vem do tupi-guarani e significa "Serra Boa". Com uma população de 145.155 pessoas*, a cidade é um conhecido destino turístico .
Para os amantes de aventura, o voo de parapente é uma das atrações imperdíveis. Além disso, Botucatu é cercada por belas paisagens naturais, trilhas e cachoeiras, perfeitas para quem curte um bom passeio ao ar livre.
A segunda colocada nasceu no início do século XX para assumir o posto de Ouro Preto como sede do governo estadual. A cidade foi planejada para caber dentro da famosa avenida do Contorno, mas hoje já ultrapassou esses limites.
Com cerca de 2 milhões de habitantes, tem como um de seus maiores tesouros o complexo da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Na economia, o destaque é o comércio de bens e serviços.
Em terceiro lugar ficou a encantadora capital do Espírito Santo. Fundada em 1551, hoje é um verdadeiro paraíso com cerca de 322 mil habitantes*.
Em 2015, Vitória foi considerada a 2ª melhor cidade do mundo para se viver. Além das paisagens que a tornaram conhecida, a cidade se destaca como polo da indústria de petróleo e gás.
Carinhosamente conhecida como a Cidade do Aço, a terceira cidade mais eficiente do Brasil é também a maior cidade do Rio de Janeiro.
Situada a aproximadamente 130 km da capital fluminense, Volta Redonda cresceu ao redor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores da América Latina.
Com uma população de 273.988 habitantes* , o município é um importante centro industrial do Brasil.
Cidade de Volta Redonda - Canal De Fora em Juiz de Fora - Reprodução
5 - Tubarão, Santa Catarina
Situada no sul de Santa Catarina, a charmosa Tubarão está a apenas 133 km de Florianópolis. Com cerca de 97 mil habitantes*, o município se destaca pela sua economia voltada para a fabricação e comercialização de cerâmica, além de um crescente setor de turismo.
*Dados do IBGE de 2019
A cidade é famosa por suas águas termais, que atraem visitantes em busca de relaxamento e bem-estar. Além disso, Tubarão é um ponto de partida para explorar a região serrana de Santa Catarina, oferecendo uma mistura perfeita de desenvolvimento econômico e belezas naturais.
Museu ferroviário - Prefeitura de Tubarão - Divulgação
6 - Catanduva, São Paulo
Localizada a 391 km da capital paulista, Catanduva é uma cidade dinâmica com pouco mais de 114 mil habitantes. Inserida na quarta maior região produtora de cana-de-açúcar do estado de São Paulo, tem um importante papel na economia agrícola da região.
Outras importantes atividades econômicas da cidade são o processamento de frutas cítricas, especialmente laranjas.
Igreja Matriz de Catanduva Flickr Antonio Marin Jr - reprodução
7 - Fernandópolis, São Paulo
No noroeste paulista está a sétima cidade mais eficiente do Brasil. Fernandópolis fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais e é o lar de 71.186 pessoas*.
*Dados do IBGE de 2022.
A cidade ganhou destaque nos noticiários depois que um juiz impôs toque de recolher aos menores de 18 anos.
A norma durou 7 anos, deixando de vigorar em 2019. Na economia, os destaques são a agricultura e o comércio.
A oitava posição ficou com a "Cidade Canção". A alcunha reflete a tradição musical e cultural de Maringá. A cidade é conhecida por seus eventos de música, que vão desde os clássicos até o sertanejo.
Seu planejamento urbano também se destaca. Ele foi inspirado em cidades-jardim, resultando em ruas largas e arborizadas. Com 90 parques e bosques, é uma das cidades mais verdes do Brasil.
Carinhosamente chamada de Floripa, a ilha tem paisagens deslumbrantes e um estilo de vida tranquilo. Com mais de 1 milhão de habitantes*, a cidade consegue manter um equilíbrio perfeito entre o agito urbano e a tranquilidade de suas mais de 40 praias.
*Dados de 2024
Além das belezas naturais, a capital catarinense é um polo de inovação e tecnologia. O setor de Tecnologia da Informação tem crescido rapidamente, transformando a cidade em um dos principais centros de inovação do Brasil.
Quase na divisa de São Paulo com o Triângulo Mineiro, Ribeirão Preto é uma cidade cheia de história e vitalidade. Com uma população de cerca de 728.400 habitantes, a cidade é um verdadeiro caldeirão cultural e econômico.
No passado, foi um dos principais pólos do café, o que ainda influencia suas fazendas e arquitetura. Depois de 1929, o município se transformou em um importante polo industrial.
Hoje, Ribeirão Preto é conhecida por ser um centro de excelência em saúde e educação, com universidades renomadas e hospitais de referência.
Ao chegar nesses resultados, o REM-F descobriu também que:
Cidades com 35 servidores para cada mil habitantes são mais eficientes;
Quando um município depende muito de recursos estaduais e federais, pode se tornar menos eficiente;
Nos lugares onde a economia local é mais forte, há mais chance de uma gestão municipal eficiente;
Além disso, o estudo revelou que o funcionalismo público cresceu 80% nos últimos 10 anos.
Predominância do Sudeste chama a atenção
Das dez cidades mais eficientes do Brasil, sete estão no Sudeste e três no Sul. Isso mostra que a qualidade de vida ainda é melhor nessas regiões.
Com essas informações, os eleitores podem analisar as propostas dos candidatos. É a chance de entender o que precisa ser feito para melhorar suas cidades e votar conscientemente.