A tarifa de 50% anunciada por Trump ontem (9) fez o mercado revisar o impacto sobre empresas brasileiras com maior exposição às exportações para os EUA.
Segundo relatório da XP, a Embraer desponta como a empresa mais vulnerável à medida, já que quase um quarto de sua receita vem de exportações para o mercado norte-americano. Caso não consiga repassar os custos adicionais ao consumidor, a fabricante de aeronaves pode ser uma das mais afetadas.
Empresas dos setores de papel e celulose, bens de capital, alimentos e mineração também aparecem entre as mais expostas.
Além disso, o relatório aponta que, no setor de óleo e gás existe margem para redirecionar parte da produção a outros mercados.
Confira a seguir a lista das empresas brasileiras listadas na Bolsa com maior exposição às exportações para os EUA:
Bens de Capital
São os equipamentos, máquinas, veículos, ferramentas e instalações usados na produção de outros bens e serviços. Eles não são consumidos diretamente pelo consumidor final, mas sim utilizados pelas empresas para produzir produtos de consumo ou outros bens industriais.
Agro e Alimentos
Papel e Celulose
Óleo, Gás e Petroquímicos
Varejo
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP