This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Senado brasileiro autoriza a criação da CPMI do 8 de janeiro

Pacheco autoriza a criação da CPI, apesar dos esforços contrários do Poder Executivo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/4/2023 17:13
Lula Marques da Agência Brasil

Hoje (26/04), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, autorizou oficialmente a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atentados aos prédios públicos de Brasília no dia 8 de janeiro. O grupo de investigação será composto por 16 deputados e 16 senadores titulares, ainda a definir.

O pedido de investigação foi feito por André Fernandes, deputado da oposição ao governo Lula. Segundo André e aliados do parlamento, os atos de 8 de janeiro possuem incongruências que devem ser investigadas. 

Alguns dos principais pontos levantados pela oposição são:

  • Por que o governo federal não acionou forças de segurança antes do dia 8 de janeiro se a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e o delegado geral do Ministério da Justiça enviaram relatórios com antecedência sobre a possibilidade de ataques contra os prédios públicos?
  • Por que o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estava dentro do Palácio do Planalto no dia dos ataques ao invés de estar com Lula em Araraquara (SP), já que sua função é proteger o presidente?
  • Por que os funcionários do GSI estavam dentro do Palácio interagindo com os manifestantes ao invés de atuarem contra a destruição do patrimônio público?
  • Os vândalos receberam permissão para entrar nos prédios? 
“Não estamos lá para fazer showzinho, política ou voltar a repetir o que acontecia na CPI da Covid, um desrespeito com o parlamento e com o povo brasileiro. Mesmo sendo oposição à figura do Lula, o que a gente quer e o que eu propus foi justamente que a verdade aparecesse. Que a verdade fosse esclarecida” disse André Fernandes em entrevista.

Aliados do governo criticam a CPMI

Parlamentares da base do governo Lula criticaram a criação da CPMI. O senador Humberto Costa, vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que não era da vontade do governo que a investigação acontecesse:

“O STF, a polícia civil e outros órgãos já estão investigando os atentandos, não tem motivos para o Congresso também fazê-lo, temos outros projetos para trabalhar.
[...] O governo vai investir pesadamente para que os parlamentares sejam convencidos de que não é o melhor caminho e, se o instrumento for a retirada das assinaturas, que assim se faça”, disse entrevista ao jornal Poder360. 

O senador Randolfe Rodrigues, líder da base de Lula no Congresso, manifestou como será a atuação do grupo:

"[Atuaremos] compreendendo o 8 de Janeiro não como um ato isolado, um raio de sol, mas como um processo que começou com a eleição do presidente Lula em outubro de 2022, que teve estágios preparatórios. O 8 de Janeiro foi a conclusão de uma intentona golpista. É este o tom que daremos na CPI”.

A Direita no Brasil

A criação da CPMI partiu da atuação de membros da direita brasileira, mas como está a organização da oposição? A direita tem condições de reassumir o poder e o debate público?

No Original BP A Direita no Brasil, os principais erros e acertos da direita brasileira foram analisados por especialistas de diversos espectros políticos, apresentando um panorama único sobre a política brasileira.

Cursos de Política

Para entender a política nacional e internacional em profundidade, a Brasil Paralelo oferece diversos cursos originais com especialistas renomados.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais