Um trabalhador brasileiro recebe o salário no início do mês, paga algumas contas, mas, poucos dias depois, já se vê sem dinheiro.
Essa cena, comum para milhões de pessoas, agora tem fundamento em dados Segundo pesquisa da Serasa Experian, 5 em cada 10 trabalhadores não conseguem manter o salário até o fim do mês.
Segundo o levantamento, 54% dos profissionais com carteira assinada ou que atuam como Pessoa Jurídica (PJ) ficam sem dinheiro antes da virada do mês.
Apesar do número elevado, houve melhora em relação a 2024, quando o problema atingia 62%. Hoje, 46% dos trabalhadores conseguem segurar a renda até o fim, 8 pontos percentuais a mais que no ano anterior.
Baixo controle financeiro
O estudo também revelou que apenas 2 em cada 10 entrevistados dizem ter total controle sobre suas finanças.
Entre os que relatam mais dificuldade, predominam a Geração Z, trabalhadores PJ, profissionais de empresas menores e integrantes da Classe C, que recebem entre 2 e 8 mil reais.
A falta de planejamento compromete inclusive a formação de uma reserva de emergência. Em caso de gasto inesperado de R$10 mil, apenas 1 em cada 4 conseguiria cobrir a despesa.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)











.webp)




.webp)







