Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Relembre o posicionamento do papa Francisco sobre mulheres na Igreja

Durante seu pontificado, o pontífice aumentou o engajamento de mulheres nos serviços da Igreja Católica, mas até onde vai essa permissão?

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/4/2025 15:31
Vatican News

Durante seu pontificado, o pontífice aumentou o engajamento de mulheres nos serviços da Igreja Católica, mas até onde vai essa permissão?

Durante seu pontificado, o papa Francisco adotou medidas que ampliaram a participação das mulheres na vida da Igreja, mas também reafirmou limites tradicionais quanto à ordenação.

A postura do pontífice mescla reconhecimento pastoral, abertura a funções ministeriais e fidelidade à doutrina católica.

Em 2021, Francisco alterou o Código de Direito Canônico para permitir que mulheres fossem oficialmente instituídas como leitoras e acólitas, funções que, até então, estavam formalmente reservadas aos homens.

  • A função de leitor e acólito é conhecida como ordem menor na Igreja. Essas pequenas ordens instituem pessoas responsáveis por realizar as leituras e ajudar os sacerdotes nas liturgias.

No entanto, o papa também reafirmou que o ministério ordenado permanece reservado aos homens. Em entrevista à rede norte-americana CBS, foi questionado Francisco foi direto ao ser questionado sobre a possibilidade de ordenar mulheres diáconas:

“Para uma menina crescendo como católica hoje, ela algum dia terá a oportunidade de ser diácona e participar como membro do clero na igreja?

Ao que respondeu diretamente: “Não”.

Após sua resposta, o papa prosseguiu:

A resposta foi direta: 

“Não. Falando em diáconos com ordens sagradas, não. Mas as mulheres sempre tiveram, eu diria, a função de diaconisas sem serem diáconos, certo?”

A declaração do Ppapa remete à distinção que a Igreja faz entre ministérios leigos e ordens sagradas, como diáconos e padres, que estão reservados ao sexo masculino.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Apesar dessa posição, Francisco defende que o papel das mulheres na Igreja deve ser cada vez mais valorizado. Ele já afirmou:

“As mulheres são guardiãs magistrais da vida. Abrir espaço na Igreja para as mulheres não significa apenas dar-lhes um ministério. A Igreja é mãe, e são as mulheres na Igreja que ajudam a promover essa maternidade.”

Nos últimos anos, o pontífice também nomeou mulheres para cargos relevantes na estrutura do Vaticano.

Um dos casos mais notáveis foi o da irmã Nathalie Becquart, nomeada subsecretária do Sínodo dos Bispos, a primeira mulher com direito a voto nesse organismo.

Com esse equilíbrio entre tradição e abertura pastoral, o Papa Francisco deixou sua marca na forma como a Igreja se relaciona com as mulheres, propondo maior participação sem romper com os fundamentos do magistério católico.

O pontificado de Francisco

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, às 4h47, horário do Brasil (9h47 no horário de Roma). 

O comunicado oficial veio horas atrás, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, em um pronunciamento que marcou o encerramento de um pontificado que transformou a história da Igreja. 

Nascido na capital argentina e filho de italianos, Jorge Mario Bergoglio foi eleito pontífice em março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI. Sua eleição inaugurou uma nova era na Igreja, afinal, Francisco é:

  • O primeiro papa latino-americano;
  • O primeiro papa do continente americano;
  • O primeiro papa não europeu em 1200 anos, desde Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741;
  • O primeiro papa da ordem dos Jesuítas.

Hoje, às 15 horas, vai ao ar o primeiro episódio do Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória e o pontificado de Francisco.

Quero assistir

Você também pode se interessar:

A Brasil Paralelo criou um programa especial sobre o pontificado de Francisco. Clique e assista gratuitamente:

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais