Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O Vaticano anunciou nesta manhã a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. A informação foi comunicada oficialmente pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Francisco ocupava o pontificado desde 13 de março de 2013, quando sucedeu Bento XVI após sua renúncia. Foi o primeiro papa latino-americano da história e também o primeiro jesuíta a assumir a liderança da Igreja Católica.
A morte ocorreu em decorrência dos problemas respiratórios enfrentados nos últimos meses. As informações serão atualizadas ao longo do dia.
O Vaticano anunciou o falecimento do pontífice através do cardeal Kevin Joseph Farrell. Após o anúncio, diversas autoridades no mundo inteiro se manifestaram pela morte do papa.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
Veja a reação das principais autoridades do mundo:
Uma das primeiras reações foi da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que escreveu através da rede social X:
"Hoje o mundo chora o falecimento do papa Francisco. Inspirou milhões de pessoas, muito além da Igreja Católica, com a sua humildade e o seu puro amor pelos menos afortunados. Os meus pensamentos estão com todos aqueles que sofrem essa profunda perda. Que possam encontrar conforto na ideia de que o legado do Papa Francisco continuará a nos guiar todos em direção a um mundo mais justo, pacífico e compassivo."
Today, the world mourns the passing of Pope Francis.
He inspired millions, far beyond the Catholic Church, with his humility and love so pure for the less fortunate.
My thoughts are with all who feel this profound loss.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também fez uma publicação demonstrando suas condolências pelo falecimento do pontífice.
Papa Francesco è tornato alla casa del Padre. Una notizia che ci addolora profondamente, perché ci lascia un grande uomo e un grande pastore. Ho avuto il privilegio di godere della sua amicizia, dei suoi consigli e dei suoi insegnamenti, che non sono mai venuti meno neanche nei… pic.twitter.com/pkRco1tgD3
O rei Charles III também prestou homenagem ao papa Francisco, destacando sua “compaixão” e dedicação ao diálogo ecumênico.
A mensagem foi divulgada pelo Palácio de Buckingham em nome do monarca e da rainha consorte Camilla. Duas semanas antes, o casal real havia se encontrado com o pontífice durante uma visita privada ao Vaticano.
“Minha esposa e eu ficamos profundamente entristecidos ao saber da morte do Papa Francisco. Nossos corações estão pesados, mas foram um pouco consolados ao saber que Sua Santidade pôde compartilhar uma saudação pascal com a Igreja e com o mundo, que ele serviu com tanta devoção ao longo de sua vida e ministério.
Sua Santidade será lembrado por sua compaixão, por sua preocupação com a unidade da Igreja e por seu incansável compromisso com as causas comuns de todas as pessoas de fé, e com todos os homens e mulheres de boa vontade que trabalham pelo bem dos outros. Sua crença de que o cuidado com a Criação é uma expressão existencial de fé em Deus ressoou com tantas pessoas ao redor do mundo. Por meio de seu trabalho e cuidado com as pessoas e com o planeta, ele tocou profundamente a vida de muitos.
A Rainha e eu recordamos com carinho particular nossos encontros com Sua Santidade ao longo dos anos, e ficamos profundamente comovidos por termos podido visitá-lo no início deste mês. Enviamos nossas mais sinceras condolências e profunda solidariedade à Igreja que ele serviu com tanta determinação, e às inúmeras pessoas ao redor do mundo que, inspiradas por sua vida, estarão de luto por essa perda devastadora de um fiel seguidor de Jesus Cristo.
Charles”
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, lamentou publicamente o falecimento do Papa Francisco por meio de uma publicação nas redes sociais.
“Lamento o falecimento do papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis deixa um legado profundo.
Descanse em paz”.
A arquidiocese de São Paulo publicou uma nota em seu instagram e avisou aos fiéis que uma Missa pela alma do pontífice será celebrada ainda hoje.
Nascido na capital argentina e filho de italianos, Jorge Mario Bergoglio foi eleito pontífice em março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI. Sua eleição inaugurou uma nova era na Igreja, afinal, Francisco é:
O primeiro papa latino-americano;
O primeiro papa do continente americano;
O primeiro papa não europeu em 1200 anos, desde Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741;
O primeiro papa da ordem dos Jesuítas.
Hoje, às 15 horas, vai ao ar o primeiro episódio do Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória e o pontificado de Francisco.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.