Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Cadastro gratuito
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Papa Leão XIV defende criação de estado palestino como solução para guerra

O Pontífice também revelou que estuda um encontro histórico em Jerusalém por ocasião dos 2 mil anos da ressurreição de Cristo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/12/2025 15:34
Foto: Reprodução Reuters

Durante o voo de Istambul a Beirute, o papa Leão XIV voltou a tratar dos principais conflitos em curso no Oriente Médio e na Europa.

Em conversa com jornalistas, o pontífice afirmou que a solução de dois Estados é, na visão do Vaticano, a única saída possível para o conflito entre Israel e Palestina, posição mantida há décadas pela Santa Sé.

O que o Papa disse sobre Israel e Palestina?

Leão XIV respondeu a perguntas feitas por jornalistas turcos e explicou que o tema esteve no centro da reunião dele com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, realizada na quinta-feira (27). Segundo o pontífice:

  • A solução de dois Estados continua sendo a alternativa viável, mesmo sem o apoio do governo israelense no momento.
 “Embora Israel não apoie, vemos isso como a única solução que pode ser oferecida para o conflito que eles vivem continuamente”.
  • O Vaticano mantém sua postura de “amigo de Israel”, mas atua como uma voz que tenta dialogar com ambos os lados.

  • A Turquia, pelas relações diplomáticas que mantém na região, pode ter um papel importante em eventuais negociações.

Em 2015, o papa Francisco assinou um documento que reconheceu oficialmente o Estado palestino. Antes disso, o Vaticano já havia feito diversas menções ao tema.

Conversas sobre Ucrânia

Leão XIV também relatou ter discutido com Erdogan a guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo o Papa, ainda não foi possível encontrar um caminho para um acordo, algo que ele descreveu como “infelizmente” esperado diante do cenário atual.

A expectativa é que Erdogan, por manter interlocução direta com a Ucrânia, Rússia e Estados Unidos, contribua para promover negociações um eventual cessar-fogo.

Possível encontro cristão em Jerusalém

O pontífice adiantou ainda que, em reuniões recentes com líderes de diferentes ramos do cristianismo, surgiu a ideia de uma grande celebração ecumênica em Jerusalém em 2033, marco dos 2 mil anos da ressurreição de Cristo.

Ele afirmou que a proposta foi bem recebida, mas ainda está em fase inicial: “falta muito tempo”, afirmou.

As declarações aconteceram durante o trajeto entre Istambul e Beirute, segunda etapa da primeira viagem internacional de Leão XIV como papa.

O percurso tem sido marcado por encontros políticos e religiosos que abordam conflitos regionais e questões de diálogo inter-religioso, temas considerados prioritários pelo pontífice.

Especial papado 

No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória dos papa Leão XIV e do papa Francisco, além da história do papado desde São Pedro até os dias atuais. Assista agora a todos os episódios no canal da Brasil Paralelo:

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais