O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, às 4h47, horário do Brasil (9h47 no horário de Roma), devido a complicações de uma pneumonia dupla.
O comunicado oficial veio horas atrás, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, em um pronunciamento que marcou o encerramento de um pontificado que transformou a história da Igreja.
Com profundo pesar, o cardeal Farrell comunicou a notícia:
"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.
Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."
Na véspera de sua morte, o Papa Francisco participou de uma missa de Páscoa no Vaticano, onde fez sua última saudação aos fiéis. Na ocasião, ele concedeu a bênção Urbi et Orbi, deixando seu derradeiro legado à Igreja e ao mundo.
Ao longo de sua vida, o argentino Jorge Mario Bergoglio enfrentou recorrentes internações, principalmente por complicações respiratórias decorrentes de gripe asiática que ele teve em 1957.
Aos 21 anos, Bergoglio teve parte de um pulmão removida devido a cistos, condição que aumentou sua fragilidade respiratória ao longo da vida.



.jpg)

.jpg)


.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)













