This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Recorde histórico - cresce o número de famílias inglesas que optaram pelo homeschooling

Mais de 80 mil crianças passaram a ser educadas em casa na Inglaterra. Os motivos vão desde concepções filosóficas a preocupação com o ensino escolar.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/6/2023 13:46
-

O Departamento de Educação do governo britânico compartilhou um novo levantamento sobre a situação do homeschooling no país. Segundo os estudos, a Inglaterra atingiu a sua maior marca de crianças sendo educadas em casa.

Um dos principais fatores para aumentar o número de famílias praticando o homeschooling foi a pandemia. Segundo a pesquisa do governo britânico, o número de famílias adeptas do da educação domiciliar cresceu em 56% após a pandemia do coronavírus.

"Percebi que meu filho se distraia facilmente durante as aulas online promovidas durante a pandemia. Passamos a educá-lo em casa segundo seu tempo de aprendizado. Entre uma aula e outra nós brincávamos, andávamos de bicicleta e fazíamos outras atividades lúdicas. Em pouco tempo de homeschooling o aprendizado dele melhorou", disse James Buss, pai de Connor, jovem de 13 anos do Condado de Cambridge.

James e outros pais decidiram continuar a educação domiciliar após observarem que seus filhos estavam tendo bons resultados, aponta a Gazeta do Povo.

Por que as famílias estão adotando o homeschooling

Dentre os país que responderam as motivações que os levaram a adotar o homeschooling, as principais respostas foram:

  • razões filosóficas ou preferenciais - 16%;
  • saúde mental - 9%;
  • escolha do estilo de vida - 8%;
  • insatisfação geral com as escolas - 6%.

A maioria das famílias não respondeu quais foram suas motivações para adotar o homeschooling.

O jornal inglês The Independent afirmou que o número de famílias que adotam a educação domiciliar pode ser ainda maior, já que os pais ingleses que adotam essa modalidade de ensino não são obrigados a declarar sua escolha para o governo.

E no Brasil, é possível fazer homeschooling?

Segundo levantamento da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned) realizado no início de 2022, 15 mil estudantes brasileiros entre 4 e 17 anos são educados através do homeschooling.

A associação aponta que o número de famílias que desejam ensinar seus filhos em casa está crescendo. Será que as crianças brasileiras podem ser educadas em casa?

Em parceria com o Dr. Alexandre Magno, Diretor Jurídico da Associação Nacional de Educação Domiciliar por dez anos, a Brasil Paralelo elaborou um e-book gratuito para auxiliar os pais que desejam realizar o homeschooling.

O e-book aborda temas como:

  • O que é homeschooling?
  • Por que algumas famílias estão ensinando seus filhos em casa?
  • É ou não é permitido no Brasil?
  • Os pais não precisam saber de tudo;
  • Como encontrar materiais para homeschooling?
  • Afinal, para que servem as escolas?
  • 8 vantagens do homeschooling em relação às escolas.

Baixe gratuitamente o e-book "Homeschooling | O que é e como funciona?".

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais