Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Um navio de carga com bandeira da Grécia foi alvo de um ataque no Mar Vermelho, perto da costa do Iêmen.
O episódio marcou mais um capítulo da escalada de violência na região, onde rebeldes houthis têm atacado embarcações em resposta à guerra entre Israel e Hamas.
A embarcação Magic Seas navegava a cerca de 95 quilômetros do porto de Hodeida quando foi cercada por pequenas lanchas.
Os agressores atiraram com armas leves e lançaram granadas contra o navio. Em resposta, a equipe de segurança armada que estava a bordo revidou o ataque.
Segundo autoridades britânicas de segurança marítima, drones também teriam sido usados pelos houthis na ação
Após o ataque, a tripulação abandonou a embarcação, que começou a afundar. Nenhum membro da tripulação era de nacionalidade grega e não há relatos de feridos até o momento.
Entenda o contexto da atuação dos rebeldes no Oriente Médio. No documentário From The River To The Sea, você conhece as origens e os bastidores da guerra entre Israel e seus inimigos.
Quem são os Houthis?
Os Houthis são um grupo rebelde xiita que atua no Iêmen e é apoiado pelo Irã.
Eles surgiram como um movimento local, mas ganharam força ao derrubar o governo do país em 2014, iniciando uma guerra civil.
Desde então, enfrentam uma coalizão liderada pela Arábia Saudita e têm atacado navios no Mar Vermelho em apoio à causa palestina.
O caso foi considerado grave pelas autoridades locais
O caso foi classificado como “grave” pelas Operações Marítimas de Comércio do Reino Unido, que monitoram a segurança naval global.
A situação ocorreu horas depois de o Exército de Israel emitir um alerta sobre possíveis ataques contra portos sob controle dos houthis, incluindo o de Hodeida.
O secretário-geral da Organização Marítima Internacional (OMI), Arsenio Dominguez, comentou o ataque em uma reunião da entidade nesta segunda-feira (8).
Ele pediu moderação às partes envolvidas e afirmou que “a segurança dos trabalhadores marítimos deve ser uma prioridade em todos os momentos”.
Corredor estratégico em risco
O Mar Vermelho é uma das rotas comerciais mais importantes do mundo. Aumentos na tensão local afetam diretamente o tráfego marítimo internacional.
O abandono do navio grego após o ataque mostra o nível de risco a que estão expostas embarcações civis que passam pela região.
O grupo rebelde houthi, apoiado pelo Irã, tem atacado navios ligados a países ocidentais e a Israel desde o fim de 2023.
Eles afirmam agir em apoio à causa palestina, especialmente após o início da guerra na Faixa de Gaza.
A guerra no Oriente Médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas.
Buscando entender o que está por trás dessa guerra, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.
O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.
Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.