A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), após quase dois anos de tratamento contra um câncer colorretal.
A artista estava em tratamento desde janeiro de 2023, quando foi diagnosticada com um tumor maligno na porção final do intestino. A notícia foi confirmada por sua assessoria de imprensa e pela família nas redes sociais.
Desde o início da luta contra a doença, Preta compartilhou etapas do tratamento, cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia.
Sua exposição foi marcada pelo objetivo de conscientizar o público sobre o câncer, combater o estigma que envolve o diagnóstico e incentivar a prevenção.
Preta passou por múltiplas intervenções médicas, incluindo uma histerectomia total abdominal e uma amputação de reto.
Em dezembro de 2024, foi submetida a uma cirurgia de 18 horas para retirada de novos tumores. Após o procedimento, a cantora permaneceu 10 dias na UTI e recebeu alta no início de fevereiro. No entanto, a recuperação foi interrompida por complicações.
Em março, foi internada novamente devido a uma infecção urinária. Apesar dos esforços médicos e do otimismo demonstrado por ela e pela família, a artista não resistiu.
Em nota publicada nas redes sociais, a agência de Preta Gil falou sobre sua luta contra a doença.
“Sabemos o quanto sua luta foi dura, e o quanto ela desejava viver. Ela não desistiu nem por um instante.”
A família também informou que está cuidando da repatriação do corpo e divulgará informações sobre o velório assim que possível.
Preta Gil lançou seu primeiro álbum, Prêt-à-Porter, em 2003, e desde então consolidou uma carreira musical voltada para o público popular e o circuito do carnaval.
Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta também atuou como atriz em novelas da Globo e séries de TV, além de fundar uma agência de marketing de influência voltada para artistas e influenciadores digitais.
Em comunicado, o perfil oficial de Gilberto Gil expressou o luto da família e reafirmou o cuidado com os trâmites para o retorno de Preta ao Brasil.
Preta Gil deixa um filho e seu histórico artístico e pessoal marcado pela exposição pública, pela defesa de pautas ligadas à liberdade e à diversidade, e pelos esforços para conscientizar o público sobre sua luta contra o câncer.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP