Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Preta Gil morre aos 50 anos após longa luta contra o câncer

Cantora enfrentava tratamento desde 2023 nos EUA e no Brasil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/7/2025 10:22
Reprodução/Globo

A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), após quase dois anos de tratamento contra um câncer colorretal.

A artista estava em tratamento desde janeiro de 2023, quando foi diagnosticada com um tumor maligno na porção final do intestino. A notícia foi confirmada por sua assessoria de imprensa e pela família nas redes sociais.

Desde o início da luta contra a doença, Preta compartilhou etapas do tratamento, cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia.

Sua exposição foi marcada pelo objetivo de conscientizar o público sobre o câncer, combater o estigma que envolve o diagnóstico e incentivar a prevenção.

Preta passou por múltiplas intervenções médicas, incluindo uma histerectomia total abdominal e uma amputação de reto.

Em dezembro de 2024, foi submetida a uma cirurgia de 18 horas para retirada de novos tumores. Após o procedimento, a cantora permaneceu 10 dias na UTI e recebeu alta no início de fevereiro. No entanto, a recuperação foi interrompida por complicações.

Em março, foi internada novamente devido a uma infecção urinária. Apesar dos esforços médicos e do otimismo demonstrado por ela e pela família, a artista não resistiu.

Em nota publicada nas redes sociais, a agência de Preta Gil falou sobre sua luta contra a doença.

“Sabemos o quanto sua luta foi dura, e o quanto ela desejava viver. Ela não desistiu nem por um instante.”

A família também informou que está cuidando da repatriação do corpo e divulgará informações sobre o velório assim que possível.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Carreira na música e na mídia

Preta Gil lançou seu primeiro álbum, Prêt-à-Porter, em 2003, e desde então consolidou uma carreira musical voltada para o público popular e o circuito do carnaval.

Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta também atuou como atriz em novelas da Globo e séries de TV, além de fundar uma agência de marketing de influência voltada para artistas e influenciadores digitais.

Em comunicado, o perfil oficial de Gilberto Gil expressou o luto da família e reafirmou o cuidado com os trâmites para o retorno de Preta ao Brasil.

Preta Gil deixa um filho e seu histórico artístico e pessoal marcado pela exposição pública, pela defesa de pautas ligadas à liberdade e à diversidade, e pelos esforços para conscientizar o público sobre sua luta contra o câncer.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais