O Brasil desfruta de uma posição singular no cenário internacional. Sem disputas fronteiriças, alianças militares arriscadas ou rivalidades históricas, o país é percebido como neutro.
Seus vizinhos não representam ameaças e não há presença de bases militares estrangeiras.
Esse “desinteresse estratégico”, frequentemente visto como sinal de irrelevância, é um ativo geopolítico de valor. Como define o analista Stephen Walt, não ser visto como ameaça é uma vantagem subestimada.
O mundo em alerta, mas o Brasil fora do alvo militar
Em tempos de alta tensão, potências como Rússia, China, EUA, Irã e Coreia do Norte concentram seus esforços militares em rivais diretos ou regiões instáveis como o Leste Europeu e o Oriente Médio.
O Brasil não figura nessa equação: não é uma ameaça estratégica. Isso contribui para sua condição de território seguro em um mundo volátil.
A guerra no Oriente Médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas.
Buscando entender o que está por trás dessa guerra, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.
O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.
Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.
Assista agora e entenda:

.jpg)
.jpg)


.webp)







.jpg)

.jpg)






.webp)








