Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Pesquisa aponta que 41% dos brasileiros se identificam com direita enquanto 18% com esquerda

Pesquisa realizada pelo IPEC aponta que a maior parte do povo brasileiro se auto identifica politicamente com a direita ou com o centro.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/4/2024 19:31
Paulo Pinto - Agncia Brasil

A pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 1 e 5 de Março pelo Ipec, antigo Ibope, aponta que a porcentagem de brasileiros auto identificados com a direita é maior do que o dobro da parcela que se entende como de esquerda.

A pesquisa envolveu aproximadamente 2 mil pessoas de mais de 16 anos em 130 municípios e o nível de confiança supostamente é de 95%, de acordo com o jornal Gazeta do Povo.

O Ipec pediu para que os entrevistados pontuassem com qual espectro político se identificavam dentro de uma escala na qual 0 seria de esquerda e 10 de direita

A distribuição dos dados foi a seguinte:

  • 0 (Esquerda) – 11%
  • 1 – 2%
  • 2 – 2%
  • 3 – 3%
  • 4 – 3%
  • 5 – 20%
  • 6 – 5%
  • 7 – 5%
  • 8 – 8%
  • 9 – 3%
  • 10 (Direita) – 24%
  • Não sabem o o que é ser de esquerda, de direita ou de centro – 4%
  • Não sabem ou não responderam – 9%

Para especialistas como Adriano Gianturco, que compõe a equipe do programa Cartas na Mesa, há uma evidente tendência de crescimento da direita que vem de anos.

O comentarista afirma que este crescimento se deve aos erros do PT no governo Dilma e aos grupos e instituições que surgiram na época para difundir este posicionamento ideológico.

O cientista político ainda ressaltou que: 

“Muita gente é marxista não marxista, ou seja, pode não se dizer de esquerda, mas repete jargões, palavras de ordens e tem uma visão de mundo marxista, porque isso foi colocado na cabeça das pessoas por meio das escolas, universidades, mídia e jornais.”

Além do crescimento da direita no Brasil é importante ressaltar a diminuição da porcentagem de pessoas que se identificam com o centro no país.

Em 2020 uma parcela de 34% dos entrevistados não diziam se identificar mais com direita e nem com esquerda, o número mudou para 28% na última pesquisa

Enquanto isso, o número de pessoas que se identificavam com a direita saltou de 39% para 41% e a população de esquerda subiu apenas um ponto percentual, atingindo 18% este ano, de acordo com recorte feito pelo G1.

Para saber mais sobre o avanço da direita no Brasil e outros temas que abalaram a política brasileira na última semana assista ao episódio completo de Cartas na Mesa pelo vídeo disponível na matéria.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais