Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Política
3
min de leitura

"O gigante acordou": entenda o significado por trás da expressão que marcou a história do Brasil

Das manifestações pelo impeachment de Fernando Collor até 2013, a população vivia em um estado de letargia social.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/3/2023 12:55
-

"O Gigante Acordou" é uma expressão de um dos principais movimentos sociais do Brasil. Após os protestos pelo impeachment de Fernando Collor, o Brasil teve décadas de relativa calmaria social, sem grandes manifestações ou protestos, até que isso mudou em 2013.

Depois dessas manifestações, a política brasileira inaugurou um novo capítulo.

Veja o que está por trás da expressão "o gigante acordou" e quais foram as principais consequências dos movimentos sociais desse período.

O que você vai encontrar neste artigo?

A origem - manifestações de 2013

A expressão "O Gigante Acordou" foi utilizada pela população brasileira após a adesão de milhões de pessoas aos protestos de 2013. O início se deu com o Movimento Passe Livre (MPL) organizando manifestações contra o aumento das tarifas do transporte público de São Paulo, em junho de 2013. 

Rapidamente, os protestos foram ganhando adeptos de diferentes visões de mundo, com a frase “não é só pelos 20 centavos” em destaque.

Para o jornalista Augusto Nunes, a população aproveitou as manifestações e foi às ruas protestar contra casos de corrupção que estavam sendo revelados, como as construções para a Copa do Mundo de 2014 e casos do futuro Petrolão. 

A expressão "O Gigante Acordou" foi utilizada para representar o despertar de uma nova consciência política e social da sociedade brasileira. Segundo o jornalista Percival Puggina, membro da Academia Rio-Grandense de Letras:

“Por que acordou? Mesmo que as causas institucionais desse despertar nunca tenham entrado em debate, parcela significativa dos cidadãos aprendeu da Lava Jato o profundo desajuste moral, vicioso e torpe do presidencialismo dito “de coalizão”, instituído de modo crescente no país desde a Constituinte de 1988”. 

Consequências do movimento

Especialistas divergem sobre o que significa o movimento do “gigante que acordou”. Para Flávio Morgenstern, especialista em linguagem e analista político:

Um sentimento difuso no ar uniu as pessoas em 2013. O problema é que, para unir as pessoas, as reivindicações ficam no genérico – “mais educação, mais saúde”. Na verdade elas não sabem o que estão fazendo, só têm esse sentimento difuso e estão gritando pelas mesmas coisas na rua.

O mesmo sentimento ainda está no ar
[afirmou em 2015], apesar do fracasso que foi 2013. Pergunte a alguém que esteve nas manifestações se teve suas reivindicações atendidas. Mesmo assim, a mentalidade reivindicatória continua forte. Esse é o pior legado de todos: achar que políticos vão lhe dar alguma coisa”.

O cientista político Marcos Nobre afirmou em entrevista a TV Cultura que expressões como "o gigante acordou" representa o sentimento de um país que estava adormecido, mas que despertou para a realidade política e social que o cercava.

Marcus afirma que a internet se tornou um dos principais veículos de transformação social, e uma das principais consequências desse novo sistema foi o surgimento da nova direita.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais