Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, é um dos bandidos mais famosos da história do Brasil. Após uma juventude de dificuldades, ele decidiu buscar vingança por meio da força.
Ele foi o personagem principal do cangaço, movimento que fez parte da história do Nordeste do final do século XIX até o início do século XX.
Rui Facó, em sua obra Cangaceiros e Fanáticos: Gênese e Lutas, oferece uma análise relevante sobre o cangaço e o papel de Lampião:
“O exemplar mais famoso entre os cangaceiros é Virgulino Ferreira da Silva, Lampião. [...] Seu objetivo confesso é vingar a morte do pai. Este motivo aparente, no entanto, tem a função de gota de água que faz transbordar o copo. Aí começa a peregrinação de vinte anos daquele que seria depois conhecido como o Rei do Cangaço e Governador do Sertão”.
Apesar de todo o histórico de violência, atraiu a simpatia de parte da população local que o enxergava como uma espécie de herói social, revoltando-se contra as desigualdades.
Sua história chegou a ganhar as folhas da literatura de cordel e sua morte, em 1938, acabou por decretar o fim do cangaço no país. Conheça a Face Oculta de Lampião:
- Lampião, Paulo Freire e Oscar Niemeyer são enaltecidos por muitas instituições de ensino e canais de mídia, mas será que essas personalidades são os heróis que parecem? Analisamos a Face Oculta deles e de outras personalidades famosas - toque aqui para o primeiro episódio da 3ª temporada.



.webp)


.webp)




