Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Biografia
3
min de leitura

Conheça a história de Lampião, o cangaceiro que se tornou herói popular

Para muitos, Lampião é um heroi popular que lutou contra as injustiças sociais. Porém, os fatos mostram que ele era um cangaceiro que agia com violência.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/3/2024 21:58
Fonte da imagem: Wikimedia Commons.

Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, é um dos bandidos mais famosos da história do Brasil. Após uma juventude de dificuldades, ele decidiu buscar vingança por meio da força. 

Ele foi o personagem principal do cangaço, movimento que fez parte da história do Nordeste do final do século XIX até o início do século XX. 

Rui Facó, em sua obra Cangaceiros e Fanáticos: Gênese e Lutas, oferece uma análise relevante sobre o cangaço e o papel de Lampião:

“O exemplar mais famoso entre os cangaceiros é Virgulino Ferreira da Silva, Lampião. [...] Seu objetivo confesso é vingar a morte do pai. Este motivo aparente, no entanto, tem a função de gota de água que faz transbordar o copo. Aí começa a peregrinação de vinte anos daquele que seria depois conhecido como o Rei do Cangaço e Governador do Sertão”. 

Apesar de todo o histórico de violência, atraiu a simpatia de parte da população local que o enxergava como uma espécie de herói social, revoltando-se contra as desigualdades.

Sua história chegou a ganhar as folhas da literatura de cordel e sua morte, em 1938, acabou por decretar o fim do cangaço no país.  Conheça a Face Oculta de Lampião:

  • Lampião, Paulo Freire e Oscar Niemeyer são enaltecidos por muitas instituições de ensino e canais de mídia, mas será que essas personalidades são os heróis que parecem? Analisamos a Face Oculta deles e de outras personalidades famosas - toque aqui para o primeiro episódio da 3ª temporada.

O que você vai encontrar neste artigo?

As origens de Lampião - Biografia

Nascido no interior de Pernambuco, na cidade de Serra Talhada, em algum dia entre 4 de julho de 1897 e 12 de fevereiro de 1900, Lampião veio de uma família com condições financeiras suficientes para financiar a sua alfabetização. 

A data de nascimento mais aceita de forma geral é 7 de julho de 1897, informação encontrada em seu registro civil. 

O pai de Virgulino Ferreira da Silva, José Ferreira, trabalhava conduzindo bestas de carga, o que lhe permitiu adquirir algumas terras. Quando viajava, costumava levar Lampião para estados como Bahia, Ceará, Paraíba, Alagoas e Sergipe. 

Ainda de acordo com Rui Facó, a dureza da vida no campo ajudou a moldar o caráter dos cangaceiros que iriam se juntar a Lampião:

“Que espécie de homens compunham o bando? São todos, invariavelmente, gente da mais pobre do interior do Brasil, homens do campo que não têm terra, não podem ter gado, não têm sequer trabalho garantido”. 

Mas a história da família começou a mudar após a ascensão política do vizinho, José Alves de Barro, também conhecido como Zé Saturnino. 

Eles iniciaram uma disputa por terras, fazendo com que a família de Lampião tivesse que mudar de casa algumas vezes para evitar conflitos. 

As mudanças constantes foram negativas para a vida financeira da família, que acabou empobrecendo e perdendo poder aquisitivo. 

Zé Saturnino era mais influente politicamente e socialmente na região. Ele foi o responsável por pedir a morte de José Ferreira. 

Em 1920, o sargento da polícia José Lucena assassinou o pai de Virgulino e deu a ele motivos para entrar para o cangaço e se tornar Lampião

No livro Lampião, senhor do sertão: vidas e mortes de um cangaceiro, de Élise Grunspan Jasmin, ela ressalta os impactos das injustiças sociais do sertão nordestino na personalidade de Lampião, afirmando:

“Lampião seria, então, não somente o emblema da luta contra a injustiça e as desigualdades sociais, mas também a personificação do próprio Nordeste. Lampião tinha sido o primeiro homem do Nordeste oprimido pela injustiça dos poderosos, a batalhar contra o latifúndio e a arbitrariedade. Teria sido um símbolo de resistência”. 

Lampião entra para o cangaço

Os acontecimentos da sua juventude deram motivos para que Virgulino decidisse buscar vingança pelas injustiças que sua família sofreu. 

A rigidez do sertão também ajudou a forjar o seu caráter e serviu de combustível para que sua trajetória fosse tumultuada e marcada por violência. 

Lampião decidiu entrar para o cangaço e se juntou ao bando de Sinhô Pereira, um dos principais cangaceiros da região. 

Suas habilidades chamaram a atenção de Sinhô Pereira, que rapidamente o transformou em um dos líderes do bando. Dois anos depois, com a saída de Pereira do cangaço, Lampião assumiu o comando. 

A origem do apelido "Lampião"

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais