Os dois primeiros episódios da trilogia A Direita no Brasil já estão disponíveis no streaming da Brasil Paralelo. Dezenas de milhares de pessoas já assistiram e emitiram suas opiniões nas redes sociais.
Um dos principais pontos destacados foi a capacidade do documentário em registrar a visão de protagonistas da nova política brasileira, tais como, Bia Kicis, Alexandre Garcia, Nikolas Ferreira, Sérgio Moro e muitos outros.



A grande reviravolta
Há 10 anos não era comum ver grandes passeatas pelas cidades do país e cidadãos que conhecem mais os políticos e agentes do governo do que jogadores de futebol, mas a situação mudou no Brasil.
Foi em março de 2013 que as cores verde e amarelo voltaram discretamente às ruas.
Ninguém tinha certeza da pauta do momento, mas uma coisa parecia clara: havia um sentimento grande de insatisfação com os rumos do país, o problema não se resumia ao aumento de 20 centavos na passagem do ônibus.
Durante alguns meses, a pauta que uniu milhões de brasileiros foi a luta contra a corrupção. Mas essa luta era só a ponta do iceberg.
Grupos divergentes se uniram em torno de 3 causas:
- A anticorrupção;
- O anticomunismo;
- E as pautas morais favoráveis à família.
Nesse momento a Operação Lava Jato ainda não tinha ganhado o protagonismo midiático do país.
- Leitura recomendada: Os principais casos de corrupção do Brasil são os maiores do mundo. Relembre 5 dos principais.
A hegemonia do pensamento de esquerda também já estava sendo contestada. Os cartazes das manifestações de 2013 como:
"Olavo tem razão";
"Menos Marx e Mais Mises".
Essas atitudes mostravam que estavam surgindo grupos contrários ao pensamento dominante das universidades e da mídia. Era o início de um novo movimento: a nova direita do Brasil.
A nova linha de pensamento cresceu até eleger um presidente que afirmava defender as suas pautas: Jair Messias Bolsonaro.
O fim do poder
Contudo, o movimento que parecia estar em plena ascensão rachou. Após a eleição de 2018, influenciadores de direita passaram a se contrariar publicamente e o movimento chamado de nova direita viu o começo da perda de sua coesão ainda prematura.
O povo se viu cada vez mais confuso e dividido sobre o que de fato estava acontecendo e qual era a solução, chegando ao momento no qual o principal candidato da nova direita foi derrotado nas eleições de 2022.
Depois de 10 anos de um renascimento deste movimento político no Brasil, chegou a hora de revisitar essa história para buscar refletir sobre erros e acertos.
- O documentário está disponível para aqueles que fizeram suas inscrições para assistir gratuitamente (modalidade já encerrada para inscrição) e para os assinantes do streaming da Brasil Paralelo - aproveite o desconto de 50% da semana do consumidor para assistir A Direita no Brasil e muitos outros conteúdos, toque aqui.



.webp)







.jpg)


.jpg)



.jpg)








