Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Economia
3
min de leitura

Pé direito separado do esquerdo: vendedor na Shopee usa estratégia inusitada para driblar taxação

A estratégia tinha como objetivo dividir o valor da venda para que os pedidos não fossem taxados na alfândega

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/6/2024 11:33
Divulgação/Shopee

Um anúncio de um mocassim, réplica de uma peça original da marca Ferragamo, chamou a atenção no Market Place da Shopee. Esse é o espaço do site que permite com que pessoas cadastradas possam vender os seus produtos na plataforma.

A oferta foi feita por um vendedor identificado como "Yabiaovq43.br” e divulgada pela Folha de São Paulo. No print trazido pelo jornal, é possível ler a descrição do produto:

Ele separou a venda do pé esquerdo da venda do pé direito. Dessa forma, realizou duas vendas com valores mais baixos. Segundo ele, isso evitaria as taxas alfandegárias. A Shopee não aprovou a prática e baniu o vendedor da plataforma. A empresa ainda divulgou que treina os lojistas sobre regras internas da empresa.

Brasileiros frequentemente precisam usar da criatividade para se livrarem da alta carga tributária do país. 

O bombom Sonho de Valsa, por exemplo, mudou a sua categorização para wafer recheado para diminuir a taxação. Da mesma forma, o MCDonald 's trocou a categoria da sua casquinha de sorvete para sobremesa láctea recheada. 

Dados relevam que em 2023, os brasileiros trabalharam 149 dias somente para pagar impostos. Segundo relatório do Banco Mundial, o Brasil é o país onde o cidadão precisa trabalhar mais tempo para pagar impostos. 

Nas ruas de qualquer grande cidade, é possível observar vendedores ambulantes que vendem produtos sem o devido pagamento de impostos e contribuições .que incidem sobre proprietários de lojas comerciantes que vendem produtos originais. 

Se por um lado a pirataria é um crime e a irregularidade nas ruas pode gerar transtornos, por outro a elevada taxação é um impeditivo a empreendedores e trabalhadores que ganham seu sustento por meio da venda de produtos.

Impostos são responsáveis por financiar as ações sociais do Estado, mas também retiram poder de compra e o dinheiro dos trabalhadores, sobretudo quando se tratam de cobranças de valores altos. 

As altas taxas praticadas no Brasil podem ser um problema para o desenvolvimento econômico e, para deixar isso claro, foi criado o Dia Livre de Impostos. O evento consiste em um dia em que você poderá viver como se no Brasil a carga tributária não fosse tão alta. 

A Brasil Paralelo aderiu à data e está vendendo todos os seus planos com 44% de descontos. 

O do Plano Premium, que concede acesso a todos os filmes, originais BP e cursos, está custando menos do que meia pizza por mês. 

Por R$33,04 mensais, você terá uma plataforma ideal para estudar e se divertir, além de apoiar uma empresa que se empenha em defender a liberdade. 

Clique no link abaixo e garanta o seu desconto:

Assinar Brasil Paralelo com 44% off

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais