Na tarde de 4 de junho de 2025, o Papa Leão XIV e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tiveram uma conversa telefônica marcada por apelos à paz na Ucrânia. A ligação, confirmada pelo Vaticano e pelo Kremlin, reflete os esforços contínuos da Santa Sé em promover o diálogo em meio à guerra que já dura mais de três anos.
Segundo o Vaticano, o papa fez um apelo enfático para que a Rússia realize um "gesto que promova a paz" e destacou a importância do diálogo entre as partes para encontrar soluções.
O Kremlin, em comunicado, afirmou que a conversa foi "construtiva", mas negou que soluções concretas para a paz tenham sido discutidas.
A conversa abordou a grave situação humanitária na Ucrânia, a necessidade de ajuda às populações afetadas e a troca de prisioneiros, com menção ao trabalho do cardeal Zuppi nesse sentido.
O papa também reforçou a relevância dos valores cristãos comuns como um caminho para a defesa da vida e da liberdade religiosa, mencionando o Patriarca Kirill, líder da Igreja Ortodoxa Russa.



.webp)









.png)
.png)
.png)

.png)

.png)
.png)
.png)
.png)







