Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

O X ainda pode cair? Entenda como é o processo para suspender a plataforma no Brasil

Após o final do prazo judicial determinado pelo STF, a plataforma continua operando, mas isso não significa que a rede social continuará no país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/8/2024 11:46
Carlos Barria/Reuters/CNN Brasil

O X continua funcionando no Brasil, mesmo após o fim do prazo para que a empresa cumprisse a ordem judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). A intimação determinava que eles indicassem um representante em solo brasileiro.

Vários internautas acreditaram que a continuidade da rede social no Brasil está garantida

A suspensão das atividades de uma plataforma digital como o X, no entanto, tende a ser um processo demorado.

Como funciona

O trâmite se inicia com o encaminhamento de uma ordem judicial à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A agência reguladora repassa a ordem para todas as fornecedoras de internet ao redor do país. Atualmente, existem mais de 2 mil operadores de rede fixa e 30 de rede móvel.

Com a ordem em mãos, cada uma das operadoras começa a acatar a determinação judicial individualmente, bloqueando o roteamento de tráfego para a plataforma.

Todo esse processo faz com que o bloqueio de sites e redes sociais não ocorra de maneira instantânea, mas seja realizado gradualmente, de forma mais lenta.

A ordem também pode ter efeitos práticos, em ritmos diferentes, em cada região. Dessa forma, alguns estados podem continuar com a rede social por mais tempo.

Decisões desse tipo são muito mais lentas e burocráticas do que a remoção de conteúdos em período eleitorial, por exemplo.

Nesses casos, não é necessário o repasse da ordem judicial, apenas uma notificação repassada por meio de um sistema integrado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Anatel.

Elon Musk demitiu os funcionários brasileiros do X no Brasil recentemente, para garantir que não houvesse represálias do judiciário pelo descumprimento de determinações.

A empresa encerrou seu escritório no Brasil dia 17 de agosto. 

Desde abril, o dono da plataforma tem acusado publicamente o ministro Alexandre de Moraes de promover a censura no país, por meio de decisões alegadamente irregulares.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais