No dia 15 de novembro de 2022, o mundo atingirá a marca de 8 bilhões de pessoas, segundo estimativa da ONU. As estimativas também apontam que em 2030 a população global atingirá 8,5 bilhões de pessoas e 9,7 bilhões em 2050.
Um dos principais fatores do crescimento populacional é o aumento da expectativa de vida. Ao longo das últimas cinco décadas, a expectativa média de vida global cresceu de 57 para 73 anos, e a mortalidade infantil caiu de 93 a cada mil nascidos vivos para 27.
A população do Brasil está crescendo, mas não tanto quanto o resto do mundo. Em 1990, o Brasil possuía a quinta maior população mundial. Em 2022 o país está em sétimo lugar no ranking dos países mais populosos.
Segundo o relatório da ONU, a tendência é que o Brasil permaneça em sétimo lugar. Os dados fazem parte da estimativa oficial da ONU feita no relatório Perspectivas da População Mundial 2022, divulgado nesta segunda-feira (11/7). Esta é a 27ª edição do estudo.
Para além do crescimento mundial, muitos países estão vendo seus cidadãos diminuindo, principalmente na Europa.
Em 10 anos, a Croácia viu a sua população diminuir em 10%. Itália, Rússia, França e Suécia possuem políticas de incentivo financeiro a casais que tiverem filhos, devido à baixa taxa de natalidade de seus países.
Grande parte do motivo dessa queda na natalidade e da preocupação com o aumento populacional está relacionado com a teoria malthusiana e neomalthusiana.
Diversos estudos comprovam que o mundo comporta muito mais pessoas. Representantes da ONU também afirmam que o mundo tem tecnologias e recursos suficientes para um futuro sustentável, mesmo assim, o pensamento malthusiano ainda circula na sociedade.
Outras teorias e movimentos sociais geraram o movimento antinatalista. Fique ligado no portal da Brasil Paralelo para ler mais notícias sobre o assunto e entender como essas teorias afetam a sociedade e cada pessoa em particular.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP