This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

O mundo vai atingir seu recorde populacional: 8 bilhões de pessoas

Segundo projeções da ONU, o dia 15 de novembro de 2022 será um novo marco na história da população mundial.

Por
Publicado em
14/11/2022 10:01

No dia 15 de novembro de 2022, o mundo atingirá a marca de 8 bilhões de pessoas, segundo estimativa da ONU. As estimativas também apontam que em 2030 a população global atingirá 8,5 bilhões de pessoas e 9,7 bilhões em 2050.

Um dos principais fatores do crescimento populacional é o aumento da expectativa de vida. Ao longo das últimas cinco décadas, a expectativa média de vida global cresceu de 57 para 73 anos, e a mortalidade infantil caiu de 93 a cada mil nascidos vivos para 27.

A população do Brasil está crescendo, mas não tanto quanto o resto do mundo. Em 1990, o Brasil possuía a quinta maior população mundial. Em 2022 o país está em sétimo lugar no ranking dos países mais populosos.

Segundo o relatório da ONU, a tendência é que o Brasil permaneça em sétimo lugar. Os dados fazem parte da estimativa oficial da ONU feita no relatório Perspectivas da População Mundial 2022, divulgado nesta segunda-feira (11/7). Esta é a 27ª edição do estudo.

Para além do crescimento mundial, muitos países estão vendo seus cidadãos diminuindo, principalmente na Europa.

Em 10 anos, a Croácia viu a sua população diminuir em 10%. Itália, Rússia, França e Suécia possuem políticas de incentivo financeiro a casais que tiverem filhos, devido à baixa taxa de natalidade de seus países.

Grande parte do motivo dessa queda na natalidade e da preocupação com o aumento populacional está relacionado com a teoria malthusiana e neomalthusiana.

Diversos estudos comprovam que o mundo comporta muito mais pessoas. Representantes da ONU também afirmam que o mundo tem tecnologias e recursos suficientes para um futuro sustentável, mesmo assim, o pensamento malthusiano ainda circula na sociedade.

  • Entenda o que Thomas Malthus preconizava e como sua teoria foi refutada. Toque aqui para saber mais.

Outras teorias e movimentos sociais geraram o movimento antinatalista. Fique ligado no portal da Brasil Paralelo para ler mais notícias sobre o assunto e entender como essas teorias afetam a sociedade e cada pessoa em particular.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais