Amanhã (08/02), o Núcleo de Formação da Brasil Paralelo receberá um curso inédito sobre um dos assuntos mais importantes do momento: a perseguição e a liberdade religiosa. Para contextualizar a necessidade deste tema, segundo a instituição Portas Abertas, mais de 360 milhões de cristãos foram perseguidos por causa da sua fé em 2022.
Segundo o relatório da instituição, dezenas de países castigam religiosos com proibição ao acesso à água, prisão em campos de trabalho forçado e até mesmo a morte.
O professor Thiago Rafael Vieira foi convidado para ser o mais novo professor da Brasil Paralelo.
Thiago é especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent's Park College) e pela Universidade de Coimbra (Ius Gentium Conimbrigae).
O curso será lançado junto com o documentário NICARÁGUA: Liberdade Exilada, e também abordará a perseguição religiosa que acontece no país de Daniel Ortega. A instituição Portas Abertas afirmou que a Nicarágua é o 50º país mais hostil a cristãos do mundo.
Confira um resumo do que será abordado no curso:
INTRODUÇÃO
1. A primeira das liberdades
1. A Importância de tratarmos o tema da liberdade religiosa. A luta pela liberdade: contexto histórico. Protagonismo da Liberdade Religiosa, a primeira das liberdades. O que é Religião para o Direito, hoje.
DESENVOLVIMENTO
2. O que é liberdade religiosa?
O que é liberdade religiosa? Qual seu âmbito de proteção? Quais suas funções? Quais seus destinatários?
3 - Ainda existe perseguição religiosa?
Ainda existe perseguição religiosa? 1/3 da população mundial sofre severas violações à liberdade religiosa, resultando em 2/3 da população mundial. Entrar nesses números. A Perseguição Extremada e a Perseguição Educada – minando a estrutura da religião.
A teocracia dos países árabes e perseguição extremada. O Estado Secular Chinês e o Comunismo. Nicarágua. A confessionalidade dos países nórdicos da Europa e a perseguição educada.
4 - Perseguição educada e Perseguição extremada
4. O movimento laicista francês: da perseguição educada para a extremada. Sua influência para o mundo: Canadá, Chile, Inglaterra, Uruguai e até mesmo o Brasil. O Brasil da pandemia. A ADPF 811. A indiferença da ONU.
CONCLUSÃO
5 - A nova guilhotina e o exemplo brasileiro
A perseguição religiosa educada: a nova guilhotina. O que fazer? O exemplo constitucional brasileiro.
Aproveite o lançamento de NICARÁGUA: Liberdade Exilada, e tenha acesso a todos os filmes, documentários, programas e cursos da Brasil Paralelo com o plano Premium - toque aqui para saber mais.
Cupom aplicado 48% OFF
Cupom aplicado 66% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 59% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP