Política5 min de leitura

Nomes conservadores e líderes em tecnologia presentes na posse de Trump

A presença de Elon Musk, Zuckerberg e do CEO do Tiktok podem dar o tom do novo governo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Posse de Trump: quem vai? A presença de Elon Musk, Zuckerberg e do CEO do Tiktok podem dar o tom do novo governo.
Fonte da imagem: Milei será um dos líderes conservadores na posse de Trump. Foto Reuters// Carlos Barria

Receba notícias gratuitamente em seu email

A posse de Trump hoje ao meio dia em Washington. No Brasil, às 14h. Convidados de todo o mundo estarão presentes representando o movimento no qual Trump se destaca, nomes conservadores.  

A transmissão pode ser assistida online por canais de emissoras americanas, como Fox News, CNN e ABC.

Entre os principais convidados estão: 

  • Javier Milei, presidente da Argentina que chegou ao país ontem, 19/01;
  • Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, apelidada por Trump de “mulher fantástica”. 
  • Éric Zemmour, escritor francês conservador e autor do livro The French Suicide
  • Santiago Abascal, líder do partido conservador espanhol Vox;
  • André Ventura, chefe do partido conservador português Chega; 
  • Daniel Naboa, presidente do equador;
  • Mateusz Jakub Morawiecki, conservador polonês;
  • Jürgen Hardt, porta-voz de política externa da União Democrata Cristã da Alemanha;

O governo brasileiro não enviará representante. Com a negativa de devolução do passaporte de Jair Bolsonaro, a direita brasileira será representada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL-RJ)

Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) abraça Donald Trump Jr e agradece por lembrar de seu pai. Foto: Reprodução Instagram. 

A posse de Trump marca uma nova era na política americana, que influencia todo o mundo ocidental. Há pelo menos 200 anos, o país atua como líder mundial, influenciando políticas e cultura no globo. 

No entanto, essa liderança foi ameaçada nos últimos anos. Desde a Guerra Fria, a influência da China tem crescido consideravelmente. Isso levanta a dúvida se o mundo estaria caminhando para uma nova liderança. 

Em busca de respostas, a Brasil Paralelo decidiu investigar o que está acontecendo. O resultado foi compilado no terceiro episódio de Fim das Nações. A nova Guerra Fria explora como e porque uma eventual liderança chinesa pode mudar a sociedade ocidental. 

Assista gratuitamente. 

Executivos de tecnologia estarão em peso na posse de Trump

De acordo com a revista TIME, Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg estarão lado a lado na posse de Trump. Os três terão um lugar de honra no mesmo palanque em que estarão Trump, sua esposa Melânia, e seus cinco filhos, Donald Jr, Ivanka, Eric, Tiffany e Baron. 

“Não é nenhuma surpresa que Musk , o dono do X e CEO da Tesla e da SpaceX que doou mais de um quarto de bilhão de dólares em fundos de campanha para ajudar a eleger Trump, seria convidado para a posse. Musk permaneceu ao lado de Trump após fazer campanha com ele e foi escolhido por Trump para co-liderar um novo Departamento de Eficiência Governamental”, escreveu a revista na última sexta-feira (17).

Shou Zi Chew, o CEO do TikTok, também planeja comparecer à posse de Trump. Segundo a TIME, ele também teria sido convidado a se sentar no mesmo palanque que outros executivos de tecnologia. 

O convite acontece em meio ao banimento da rede social do país por conta de uma nova lei. O TokTok chegou a sair ontem (19), mas voltou ao ar pouco depois. 

Outros executivos de grandes empresas de tecnologia que podem estar presentes são Sam Altman, CEO da OpenAI ; Sundar Pichai, CEO do Google; Tim Cook , CEO da Apple; e Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

[LEADS] Brasil Evangélico

Obama, Clinton e Biden estarão no Capitólio

O presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris foram confirmados na posse de Trump. A presença dos dois era uma dúvida, especialmente porque Trump não compareceu à posse de Joe Biden em 2021. 

Biden estará na posse de Trump hoje, 20 de janeiro. Foto: Getty Images. 

Na época, Trump alegava que a eleição de Biden teve indícios não investigados de fraude. Por isso, preferiu seguir direto para sua casa na Flórida.

Além deles, os ex-presidentes Barack Obama, George W Bush e Bill Clinton também estarão na cerimônia. Entre as ex-primeiras-damas, apenas Michelle Obama anunciou que não irá. 

A posse de Trump é o evento mais esperado dos últimos tempos, marcando uma possível mudança no cenário global. Antes mesmo dela, o presidente-eleito já conseguiu uma vitória significativa com o cessar-fogo em Gaza. 

Saiba tudo sobre a posse de Donald Trump com uma curadoria livre de viés ideológico. Inscreva-se gratuitamente no Resumo BP e seja informado diariamente das principais notícias da Brasil Paralelo. Quero me informar pelo resumo BP

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

[LEADS] Brasil Evangélico
[LEADS] Brasil Evangélico