Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Motorista de aplicativo denuncia agressão por intolerância religiosa

A motorista ficou traumatizada, tendo feito exame de corpo e delito para registrar a violência.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/9/2023 15:55
Trecho de entrevista da Record com a motorista agredida

Desde o final do mês passado, a cidade de Contagem, em Minas Gerais, presencia o andamento de um processo de violência e intolerância religiosa praticada contra uma motorista de aplicativos de carona.

Tudo começou quando Mariana Domingues aceitou a corrida de Rodrigo Palhares Araújo e Ana Clara Neri Silva. Segundo ela, os dois começaram a criticar as músicas religiosas tocadas no rádio.

Mesmo tendo desligado o som, o casal continuou as críticas contra "crentes", afirmou Mariana. Após diversas críticas e palavras de baixo calão, ela resolveu não completar a corrida, deixando-os na frente de uma UPA por ser um local mais movimentado.

Nesse momento, ela começa a gravar o episódio. Rodrigo desce do carro exaltado e tenta pegar seu celular de forma violenta. Ele grita com a motorista e tenta obrigá-la a cancelar a corrida.

O vídeo mostra Ana Clara gritando com Mariana e jogando líquido do seu copo no carro, entrando no veículo e se recusando a sair. Após as discussões, começaram as agressões físicas.

Mariana fez exame de corpo e delito no IML, comprovando diversas lesões corporais. Ana teve apenas pequenos ralados e Rodrigo não fez o exame. Todas as partes afirmam que agiram em legítima defesa.

Após ouvir diversos gritos, membros da Guarda Civil foram até o local e separaram a briga, tendo testemunhado a favor da versão de Mariana.

Posteriormente, o casal afirmou que não estava falando de Mariana, mas sim de um amigo religioso que não seguia sua crença.

Intolerância religiosa cresce a cada ano

Em sua coluna na Gazeta do Povo, o professor Thiago Rafael Vieira enxerga o caso das agressões contra a motorista Mariana como um dos efeitos do laicismo promovido pela Revolução Francesa. Segundo ele:

"Eis uma aplicação do pensamento laicista francês: 'você não pode escutar essas músicas religiosas em um transporte, mesmo que o carro seja seu; e, já que você insiste, vou descer-lhe a porrada'.

[...] Essa conduta é típica de países laicistas, que bebem da fonte francesa, onde religiosos perdiam suas cabeças e freiras eram estupradas por não concordarem com o regime da fraternidade francesa do século 18 e a imposição de sua religião positivista.

[...] Existe um movimento cada vez maior de pessoas laicistas no Brasil. Pensam elas: 'Já que a história do Brasil, os símbolos nacionais, a Constituição, o ordenamento jurídico e tudo o mais têm uma atitude simpática com a religião, especialmente o cristianismo, e já que infelizmente existem liberdade religiosa e Estado laico colaborativo por aqui, serei eu o laicista; vamos censurar algum padre ou pastor, fechar alguma igreja, e processá-los todos nem sei pelo quê!”

Esse pensamento se popularizou não só entre indivíduos, mas também entre grupos ativistas".

O professor Thiago possui um curso exclusivo na Brasil Paralelo analisando mais profundamente como ocorre a perseguição religiosa no mundo contemporâneo e o como funciona o direito à liberdade religiosa: o curso Perseguição e Liberdade Religiosa.

  • O terceiro episódio da série Brasil: A Última Cruzada, narra como a Revolução Francesa instituiu o laicismo e criou muitas das causas de certas crises da sociedade moderna - não perca!

Thiago é especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent's Park College) e pela Universidade de Coimbra (Ius Gentium Conimbrigae).

O curso foi lançado um dia antes do documentário NICARÁGUA: Liberdade Exilada, que abordou a perseguição religiosa no país do ditador socialista Daniel Ortega. A instituição Portas Abertas afirmou que a Nicarágua é o 50º país mais hostil a cristãos do mundo.

Temas das aulas do curso Perseguição e Liberdade Religiosa

Confira um resumo do que será abordado no curso:

INTRODUÇÃO

1. A primeira das liberdades

1. A Importância de tratarmos o tema da liberdade religiosa. A luta pela liberdade: contexto histórico. Protagonismo da Liberdade Religiosa, a primeira das liberdades. O que é Religião para o Direito, hoje.

DESENVOLVIMENTO

2. O que é liberdade religiosa?

O que é liberdade religiosa? Qual seu âmbito de proteção? Quais suas funções? Quais seus destinatários?

3 - Ainda existe perseguição religiosa?

Ainda existe perseguição religiosa?  1/3 da população mundial sofre severas violações à liberdade religiosa, resultando em 2/3 da população mundial. Entrar nesses números. A Perseguição Extremada e a Perseguição Educada – minando a estrutura da religião.

A teocracia dos países árabes e perseguição extremada. O Estado Secular Chinês e o Comunismo. Nicarágua. A confessionalidade dos países nórdicos da Europa e a perseguição educada.

4 - Perseguição educada e Perseguição extremada

4. O movimento laicista francês: da perseguição educada para a extremada. Sua influência para o mundo: Canadá, Chile, Inglaterra, Uruguai e até mesmo o Brasil. O Brasil da pandemia. A ADPF 811. A indiferença da ONU.

CONCLUSÃO
5 - A nova guilhotina e o exemplo brasileiro

A perseguição religiosa educada: a nova guilhotina. O que fazer? O exemplo constitucional brasileiro.

  • Não perca tempo, para fazer o curso basta assinar a BP tocando aqui.

Brasil Paralelo, o segundo maior streaming do Brasil

Além dos cursos, você e sua família terão acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial sem ideologias, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; Gangues de Nova York, Ben-Hur e muito mais;
  • Análise exclusiva de cada filme;
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para ter acesso ao segundo maior streaming do Brasil.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais