Política
3
min de leitura

Moraes diz que vai julgar “núcleos golpistas” este semestre

Acusados podem pegar até 43 anos de prisão se forem condenados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/8/2025 20:20
CNN Brasil

O ministro Alexandre de Moraes comentou que a Corte terá julgamentos importantes envolvendo as acusações de tentativa de golpe contra a gestão Bolsonaro: 

Em especial, neste segundo semestre, realizará os julgamentos e as conclusões dos quatro núcleos das importantes ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.”

A fala aconteceu durante o discurso do ministro na abertura do segundo semestre do Judiciário.

Ele disse que os supostos “núcleos golpistas” denunciados pela procuradoria-geral da República já começaram a ser julgados:

Os quatro núcleos tiveram encerradas as suas instruções, ouvidas suas testemunhas. Um deles já quase em fase final de alegações finais; os outros iniciarão a fase das alegações finais e, ainda neste semestre… nós julgaremos todos os responsáveis: absolvendo aqueles onde não houver prova de responsabilidade, condenando aqueles onde houver prova.”

A denúncia formal da  procuradoria geral da República dividiu o processo sobre a trama em quatro grupos:

  • Núcleo 1: representaria as lideranças do suposto plano, inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e figuras de alto escalão de seu governo, como o general Braga Netto e Mauro Cid.
  • Núcleo 2: esse grupo teria feito a assessoria jurídica para a realização do plano, incluindo nomes como Felipe Martins e Alexandre Ramagem
  • Núcleo 3: o grupo de militares ativos e da reserva, além de agentes da Polícia Federal
  • Núcleo 4: o último núcleo seria responsável por divulgar questionamentos sobre o processo eleitoral.

O processo contra os envolvidos nesses supostos grupos já está em andamento. Em junho, Bolsonaro e membros da alta cúpula de seu governo prestaram depoimento para o ministro.

Caso sejam condenados, os acusados podem pegar penas que somadas representam até 43 anos de prisão.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais