Atualidades5 min de leitura

Ministro Cristiano Zanin se posiciona sobre o aborto e é elogiado por conservadores

As opiniões do Ministro Zanin podem influenciar diversas pautas sensíveis, como o aborto e a liberação das drogas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Posições Conservadoras do Ministro Cristiano Zanin
Fonte da imagem: Foto: Filipe Sampaio / STF / Divulgação

Receba notícias gratuitamente em seu email

Cristiano Zanin, Ministro do do Supremo Tribunal Federal indicado por Lula, tem surpreendido tanto a base do governo Lula quanto a oposição. Em votações sobre temas sensíveis para a sociedade brasileira, Zanin teve votos considerados conservadores, tais como:

A opinião de Zanin sobre o aborto ganhou destaque em veículos de mídia devido a possibilidade do STF votar pela descriminalização ou não do crime em resposta a ADPF 442.

Posição sobre o aborto

Antes de ser Ministro, quando estava sendo sabatinado pelo Senado, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) questionou a posição de Zanin sobre o aborto. Zanin respondeu:

"A questão do respeito à vida, o direito à vida está expressamente previsto no art. 5º, caput, da Constituição Federal. Então, é uma garantia fundamental. Nessa perspectiva, temos que enaltecer o direito à vida, porque aí estaremos cumprindo o que diz a Constituição da República.

Também nesse assunto existe um arcabouço normativo consolidado, tanto da tutela do direito à vida, como também as hipóteses de exclusão de ilicitude, por exemplo, na interrupção voluntária da gravidez, como prevê o art. 128 do Código Penal.”

As posições de Cristiano Zanin sobre temas morais e sociais provocaram diversas manifestações de políticos e líderes sociais. 

Conservadores elogiam posições do Ministro

Para Sóstenes Cavalcante, deputado federal e ex-líder da bancada evangélica:

"O que vemos é que o conjunto de valores morais estão refletindo sobre os seus votos. Valores em prol da família, em sintonia com o que 80% do país pensa. Ele tem se mantido fiel aos valores que disse ter em reuniões antes de sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): um homem católico praticante e conservador. 

A esquerda está atacando ele, essa é a maior demonstração de que ele não está em pauta com. É um bom início, aguardamos que ele continue assim".

O Senador Magno Malta, também membro da bancada evangélica, disse:

"O cara mostrou que é católico que acredita nos valores que acredita na vida e parece que desassociou o seu voto do fato de ter sido advogado de Lula. E agora a esquerda está espancando o cara. 

Parabéns deu votos acertados pela vida, pelos valores, pelos princípios. Não seguiu ideologicamente o que pensa o partido do presidente e os seus puxadinhos".

A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) afirmou que não vê os posicionamentos recentes de Zanin como um sinônimo de conservadorismo:

"Não o conheço, mas votou conforme a constituição e as leis. Não fez revolução por meio do judiciário. Votar conforme a constituição e as leis é ser conservador?"

Críticas da base do governo

A primeira-dama reagiu a um tweet em que equiparava Zanin ao ministro André Mendonça, indicado por Bolsonaro, dizendo:

“O meme é engraçado, mas também tem um tantinho de trágico”.

As deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Erika Hilton (PSOL-SP) também se manifestaram contra a decisão de Zanin:

“Mais do que nunca precisamos de uma ministra negra e progressista no STF”, escreveu Hilton.
[LEADS] Brasil Evangélico

Entenda a importância do debate sobre o aborto

Para entender o tema mais a fundo, o streaming da Brasil Paralelo apresenta três documentários exclusivos. Os filmes explicam as intenções e consequências dos movimentos abortistas que crescem ao redor do mundo:

Blood Money: 

Ganância, trauma e eugenia. A indústria bilionária do aborto, nos EUA e no Brasil, é investigada a fundo nas duas partes de Blood Money, que apresentam uma dura realidade — bem diferente do que frases prontas sobre o assunto podem fazem parecer.

Unplanned

Um filme baseado na história real e impactante da ex-diretora da clínica que realiza metade de todos os abortos nos Estados Unidos. 

Unplanned narra a história de Abby Johnson. Envolvida em mais de 22.000 abortos, sempre defendeu esta escolha acreditando que estava ajudando as mulheres. Até que, após presenciar a cena mais traumática de sua vida, mudou totalmente de opinião.

Human Life

Um documentário que ilustra a verdadeira beleza e importância do dom da vida, mesmo em meio a sofrimentos e dificuldades. Filmado na Itália, Brasil, Alemanha e EUA, Human Life promete ser uma poderosa testemunha da Vida em todas as suas etapas e desafios.

  • Saiba mais sobre a indústria do aborto, conheça histórias reais de quem o praticou e as principais investigações científicas sobre o início da vida humana.

Para que investigações como essas sejam conhecidas pelo público brasileiro, torne-se um assinante para apoiar a missão da Brasil Paralelo.

[LEADS] Brasil Evangélico
[LEADS] Brasil Evangélico

Leia essa e todas as outras notícias de graça