Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Congresso Nacional lança Frente Parlamentar Contra o Aborto

Sob a presidência da deputada Chris Tonietto (PL-RJ), a Frente foi lançada na última quinta-feira (18 de abril de 2024) na Câmara dos Deputados

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/4/2024 16:23
Pablo Valadares/Estadão Conteúdo

Na última quinta-feira (18 de abril de 2024), ocorreu o lançamento da Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida. 

A frente, liderada pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ) como presidente e pelo senador Eduardo Girão (NOVO-CE) como vice-presidente, tem como objetivo central promover a proteção e o respeito à vida desde a concepção.

Composta por parlamentares de diferentes partidos, a Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida busca articular ações legislativas e políticas públicas que fortaleçam os direitos humanos fundamentais, especialmente o direito à vida. 

Este movimento surge em um momento complexo, em meio a debates acalorados sobre a flexibilização do aborto e a defesa dos direitos reprodutivos das mulheres. 

A deputada Chris Tonietto, ao assumir a presidência da frente, reafirmou seu compromisso com os valores pró-vida. 

A autora ainda ressaltou que a vida é um direito que deve ser protegido e que a frente trabalhará incansavelmente para garantir que as políticas públicas estejam alinhadas com essa premissa fundamental.

A parlamentar fluminense também destacou a importância da sociedade civil em ações contra o aborto, afirmando que “juntos, vamos livrar o Brasil da cultura da morte”.

Por sua vez, o senador Eduardo Girão, como vice-presidente, enfatizou a necessidade de se promover um diálogo respeitoso e construtivo sobre o tema, levando em consideração as diferentes perspectivas e experiências. 

A criação da Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida demonstra a preocupação dos parlamentares em abordar questões complexas e delicadas que impactam diretamente a sociedade brasileira.

A menor parte dos parlamentares defendem o aborto 

Apesar da considerável representação da bancada anti-aborto, esse tema não é unanimidade no parlamento. Deputados mais à esquerda, como os do PSOL, se destacam na defesa do aborto.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) expressou sua posição nas redes sociais, defendendo o aborto como uma questão de saúde pública. 

Aborto é questão de saúde pública e de direitos sexuais e reprodutivos. As escolhas pessoais, religiosas ou morais de cada um, não podem legislar sobre os corpos e as vidas das mulheres.”, defendeu Sâmia. 

Da mesma forma, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) destacou a necessidade do “aborto legal, seguro e gratuito” para manter “mulheres pretas e pobres vivas”:

“O aborto clandestino mata! Queremos nossas mulheres pretas e pobres vivas. Aborto legal, seguro e gratuito já!”, afirmou Talíria.

Com ambos os lados se estruturando, o embate em torno desse tema promete intensificar os debates no Congresso Nacional ao decorrer desta legislatura.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais