This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Menina de 2 anos é escolhida para ser cultuada como “deusa viva” no Nepal

A criança terá uma vida reclusa dentro do templo até chegar à puberdade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/10/2025 11:51
Niranjan Shrestha/AP

Uma menina de 2 anos foi escolhida para ser adorada como Kumari, a “deusa virgem” do Nepal. 

Aryatara Shakya recebeu o título durante o festival Dashain, em Katmandu, e passou a residir no Kumari Ghar, o palácio-templo onde cumprirá o papel sagrado até a puberdade, quando deixa de ser considerada divina.

Ela assumiu o posto em uma procissão na qual foi carregada pelo pai e por familiares desde um beco até o palácio

Aryatara foi recebida por fiéis que tocaram a testa em seus pés, gesto máximo de respeito na cultura local, e ofereceram flores e dinheiro. 

O pai da criança, Ananta Shakya, celebrou que a filha será vista como uma figura sagrada e revelou pressentir que ela seria especial desde a gravidez.

Ontem ela era apenas minha filha, mas hoje ela é uma deusa… Minha esposa, durante a gravidez, sonhou que ela era uma deusa e sabíamos que ela seria alguém muito especial.”

Pela tradição, as Kumaris são escolhidas entre os clãs Shakya da comunidade Newar, nativa do vale de Katmandu, e são veneradas por hindus e budistas

A seleção ocorre entre meninas de 2 e 4 anos e exige critérios rígidos, como:

  • pele, olhos, dentes e cabelos “impecáveis”;
  • não ter medo do escuro;
  • vestes vermelhas;
  • cabelo preso em coque e 
  • um “terceiro olho” pintado na testa.

Criança terá uma vida reclusa 

A vida da Kumari é reclusa, ela só sai do palácio em alguns festivais por ano, como o Indra Jatra, quando é conduzida em carruagem

Nos últimos anos, houve flexibilizações, como acesso a televisão e aulas com professores particulares dentro do templo

Ao deixar o posto, ex-Kumaris recebem do governo uma pequena pensão mensal de US$110, o equivalente a R$588 na cotação atual. O valor está pouco acima do salário mínimo estipulado pelo governo.

“Deusa” substitui menina que acaba de fazer 11 anos 

A nova deusa substituirá Trishna Shakya, hoje com 11 anos, que ocupou o posto desde 2017 e, no mês passado, participou do Indra Jatra antes de se despedir do palácio. 

A família da Kumari ganha elevado prestígio social dentro do clã, mas, para as antigas deusas, a transição pode ser difícil

A adaptação à vida comum normalmente é muito complicada, além disso, existe a lenda de que homens casados com ex-Kumaris morrem jovens, o que ajuda a explicar por que muitas permanecem solteiras.

Nos próximos dias, Aryatara já exercerá o papel central do culto, abençoando devotos e autoridades, incluindo o presidente do país

A Kumari não é o único posto religioso para o qual são escolhidas crianças. No budismo tibetanos, por exemplo, o Dalai Lama também passa por um processo semelhante.

Quando um deles morre começa a procura pela sua “reencarnação”, a criança selecionada para substituí-lo viverá reclusa em um templo, se preparando para ser um líder espiritual. 

Entenda melhor o processo com o especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais