As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Martírio de cristãos por terroristas do ISIS completa 10 e é contado em filme indicado ao Oscar

Obra é lançada 10 anos após os acontecimentos na Líbia. As vítimas foram canonizadas pela Igreja Católica em 2023.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/2/2025 18:01
A2

Um grupo de 21 cristãos ligados à Igreja Copta foi assassinado por agentes do ISIS, há 10 anos. 

  • O ISIS, também conhecido como Estado Islâmico, é um grupo extremista que surgiu no Iraque após a invasão de 2003. Seus membros tem como objetivo estabelecer um califado, ou seja, um tipo de governo islâmico liderado por autoridades religiosas. 

No dia 15 de fevereiro de 2024, em uma praia na Líbia, o grupo de mártires foi decapitado enquanto terroristas filmavam a cena. Os assassinatos foram cometidos após meses de tortura. 

Vestidos de laranja e com as mãos amarradas, os 21 homens marcharam juntamente com os membros do ISIS. Haviam duas opções: negar sua fé ou perder a vida. Escolheram a morte.

Enquanto o mundo testemunhava suas mortes através do vídeo gravado e divulgado pelo ISIS, suas famílias sentiram a perda de pais, irmãos e filhos.

O líder do ISIS alegou que eles tornaram os oceanos vermelhos com o sangue dos infiéis executados. 

No entanto, a decapitação destacou a coragem e a fé inabalável dos martirizados, provando que a fé gentil é mais forte do que o medo.

Mark Rodgers, da More Productions, conheceu a história dos 21 cristãos durante uma viagem ao Egito e resolveu contar essa história ao mundo.

Segundo Mark: 

“Acredito que para muitas pessoas, vimos e lembramos das imagens, pelo menos dos macacões laranja onde os 21 foram decapitados. E sabemos que eles não renegaram sua fé. O que não sabemos é que isso ocorreu apenas após semanas, se não meses, de tortura e outros esforços para fazer com que os 21 renegassem sua fé”.

Os 21 mártires que morreram nas mãos do grupo ISIS foram canonizados pela Igreja Copta em 2015 e oito anos depois foram canonizados pela Igreja Católica.

Durante seis anos, Mark trabalhou ao lado de 70 animadores de 20 países para produzir um curta-metragem em forma de animação chamado Os 21, com o objetivo de contar a história dos homens assassinados pelos terroristas.

Ícone Copta dos 21 santos mártires da Líbia. Imagem: Wikipedia. 

A animação Os 21 foi incluída na pré-seleção do Oscar

O filme entrou na lista de pré-selecionados para o Oscar de melhor filme de animação. Hart explicou:

"Sempre almejamos produzir o filme com um nível de qualidade que fosse competitivo no patamar do Oscar. No entanto, nunca tivemos realmente a expectativa de chegar tão longe no processo”.

Segundo o site do projeto:

“Ao apresentar uma narrativa mais precisa do sequestro, o projeto do filme Os 21 visa atender a essa necessidade de revelar a detenção e execução dos homens santos. Nosso curta-metragem foi desenvolvido com base em extensa pesquisa e múltiplas conversas com familiares, amigos e clérigos coptas que conheceram os 21”.

Tod Polson, ex-diretor criativo do Cartoon Saloon, liderou a equipe ao longo de cinco anos de produção. 

Coptic e outros iconógrafos foram influentes no desenvolvimento da estética do filme, que se inspira no estilo neocóptico.

Jonathan Roumie, de The Chosen, trabalhou no projeto

O ator que interpretou Jesus na série "The Chosen", Jonathan Roumie, é o produtor executivo da obra e passou um tempo com as famílias das vítimas. O ator revelou que a experiência foi intensa e humilhante. Ele destacou que a capacidade de perdoar e permenecer alegres que essas famílias revelam é algo impressionante:  

"Sua alegria e seu perdão dos assassinos é algo que simplesmente desafia a compreensão humana, e serve como exemplo para todos nós sobre como viver as leis e regras de Cristo, é o ato de oferecer a outra face e perdoar seu inimigo. E orar por aqueles que te perseguem, que essas mulheres e famílias estão vivendo isso”.

Rouime revelou também que o filme traz reflexões profundas sobre a vida e sobre a coragem no martírio:

"O filme coloca uma questão que acho que é digna para cada um de nós que somos seguidores de Cristo: como responderíamos a esse chamado? O que faríamos no lugar deles? E poderíamos ser tão fiéis? E, sabe, me vejo desafiado pela pergunta, e oro para que a resposta seja sim”.

O que as pessoas falaram sobre Os 21?

Mariam Youssef Hanna Ibrahim, esposa de uma das vítimas, revelou:

"Foi um filme muito impactante. Mas Deus nos deu conforto, e sabemos que eles testemunharam por Cristo, e Deus lhes deu muita força também. Você tem que lembrar desses são homens jovens e não são muito abastados. Mas veja como sua fé era forte”.

Segundo Glenn Keane, vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem:

“Poderoso, comovente, desafiador e inspirador… sem mencionar que é extremamente lindo”.

De acordo com Tomm Moore, três vezes indicado ao Oscar: 

“Poderoso e lindamente trabalhado… o design e o artesanato são excelentes.

Onde assistir 

O filme está disponível no site oficial do projeto. Na plataforma é possível conhecer toda a história que levou à criação do curta-metragem, além de meios de como ajudar o projeto.

O filme está disponível em: https://www.the21film.com

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais