This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Lula critica decisão dos EUA sobre deputada Erika Hilton: “Abominável”

Presidente se manifestou após o governo americano emitir visto da deputada com o sexo masculino. Itamaraty pede explicações. Veja reação.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/4/2025 17:32
Agência Brasil

Durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o caso envolvendo a deputada Erika Hilton, que teve o visto diplomático emitido pela embaixada dos Estados Unidos com base em seu sexo biológico.

O presidente manifestou o descontentamento do Brasil com a interferência de uma embaixada na emissão do passaporte de uma cidadã brasileira.

“Inconformidade do Brasil com a ingerência de uma embaixada no passaporte de uma brasileira”.

Segundo Erika Hilton, a embaixada norte-americana em Brasília registrou sua identidade com o sexo masculino, desconsiderando a certidão de nascimento retificada e o passaporte brasileiro que atestam o gênero feminino.

Ela integraria missão oficial da Câmara dos Deputados para participar da Brazil Conference at Harvard & MIT, em Boston, mas cancelou a viagem após o ocorrido.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Durante o evento no Planalto, que tratava de projetos sobre direitos das mulheres, Lula afirmou:

“Você não foi pedir mudança de sexo, foi pedir passaporte para fazer uma viagem aos Estados Unidos. Era isso que eles deveriam ter te dado. E defender isso é defender a soberania brasileira.”

O presidente pediu ao Ministério das Relações Exteriores que manifeste a posição do governo brasileiro sobre o episódio. Lula também sugeriu que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal se posicionem oficialmente junto ao Congresso americano.

“Tem que ter um protesto da Câmara dos Deputados brasileira para a Câmara dos Deputados americana, tem que ter uma carta para o Senado americano.”

Após a cerimônia, Erika Hilton declarou que a manifestação de Lula representa um posicionamento político do governo brasileiro:

“O governo está, sim, comprometido, preocupado, se posicionando. Nós vamos agora esperar qual será a posição oficial do Itamaraty.”

Após a polêmica resultante da emissão do visto masculino para a parlamentar, a embaixada americana se pronunciou.

Os Embaixadores informaram que em nota oficial esclareceram que “é política dos Estados Unidos reconhecer apenas dois sexos, masculino e feminino, imutáveis desde o nascimento”:

“A embaixada dos Estados Unidos informa que os registros de visto são confidenciais conforme a lei americana e, por política, não comentamos casos individuais. Ressaltamos também que, de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento.”  

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais