Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Érika Hilton planeja disputar governo de SP no lugar de Boulos

Deputada federal do PSOL surge como opção para 2026 em São Paulo.

Por
Publicado em
14/3/2025 16:36
Redes da Erika Hilton

A Deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) passou a ser cotada como possível candidata ao governo de São Paulo nas eleições de 2026, substituindo Guilherme Boulos, que concorreria ao Senado. 

A informação foi publicada pelo jornal O Globo, apontando conversas iniciais no PSOL sobre a estratégia eleitoral.

Quem é Érika Hilton

Érika Hilton, nascida em Franco da Rocha (SP) em 1992, foi a  primeira mulher trans eleita vereadora em São Paulo, em 2020. Dois anos depois, foi eleita deputada federal com 256.903 votos. 

Filiada ao PSOL, ela defende os direitos de pessoas negras e LGBT, ganhando projeção nacional e internacional por sua trajetória da periferia ao Congresso.

"Posso, sim [concorrer ao governo]. É um debate incipiente, conversas ainda precisam ser feitas." 
  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Mudança na estratégia do PSOL

Hilton confirmou ao O Globo a possibilidade de concorrer. "Posso, sim. As conversas ainda precisam ser feitas", declarou, destacando que o debate no partido é preliminar. 

A presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, reforçou a viabilidade da candidatura, elogiando o destaque de Hilton no Congresso. Já Boulos, que disputou a prefeitura de São Paulo em 2024, seria realocado para buscar uma vaga no Senado, segundo fontes do partido.

O plano marca uma mudança na esquerda paulista, com Boulos cedendo espaço para fortalecer a chapa do PSOL e Hilton ganhando projeção como potencial primeira governadora trans do estado. A discussão, porém, ainda depende de alinhamentos internos nas próximas semanas.

Contexto político e concorrência

A movimentação ocorre em um cenário competitivo. O atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode buscar a reeleição ou a Presidência, abrindo espaço na disputa. 

Outros nomes da esquerda, como Márcio França (PSB) e Alexandre Padilha (PT), também são cotados, segundo o O Globo, enquanto o prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) sinaliza interesse no Palácio dos Bandeirantes.

Críticos apontam que a divisão na esquerda pode enfraquecer o bloco contra Tarcísio. A ascensão de Hilton é vista como aposta em sua popularidade, mas o PSOL ainda avalia os riscos eleitorais.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais