Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Erika Hilton não foi a única: Duda Salabert diz ter sido registrada como homem em visto americano

Embaixada americana já havia informado que os EUA reconhecem apenas dois sexos, e os vistos são emitidos conforme o sexo de nascimento.

Por
Publicado em
17/4/2025 10:37
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Assim como Erika Hilton (PSOL), a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou, na quarta-feira (16), que foi identificada como do sexo masculino ao renovar seu visto para os Estados Unidos. 

Segundo Duda, seus documentos brasileiros registram o sexo feminino. No entanto, ao renovar o visto americano foi informada que o novo documento traria a marcação “masculino”.

Hilton havia sido convidada por uma organização internacional para participar de um curso em parceria com a Universidade de Harvard.

A embaixada americana no Brasil confirmou à imprensa que os Estados Unidos reconhecem apenas dois sexos, masculino e feminino, com base no sexo biológico imutável desde o nascimento.

A diretriz está em vigor desde a gestão do ex-presidente Donald Trump.

Saiba mais: Embaixada dos EUA reconhece só dois sexos, masculino e feminino.

A parlamentar relatou o ocorrido em sua conta na rede social X.

“Para minha surpresa — e revolta —, fui informada de que meu novo visto viria com a marcação de gênero como MASCULINO, com a ‘justificativa’ de que é de conhecimento público no Brasil que sou uma pessoa trans”.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Na terça-feira, Erika Hilton teve seu visto emitido com a identificação de sexo masculino.

Segundo a equipe de Erika Hilton, o novo visto americano contraria seus documentos oficiais, que a identificam com o sexo feminino. Na certidão de nascimento, no passaporte diplomático e no visto anterior, emitido em 2023, constavam esse dado.  

De acordo com a deputada, a atitude do governo americano se configura como  “transfobia de Estado”. Por essa razão, Erika informou que pretende acionar o governo americano na Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em vídeo publicado no Instagram, afirma que o governo Trump está interferindo em documentação brasileira e que isso configura incidente diplomático. 

Entenda: EUA emitem visto com sexo masculino para Erika Hilton

A deputada Duda Salabert declarou que espera um posicionamento do Itamaraty. 

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais