Em todas as grandes cidades do Canadá houveram marchas. O movimento encorajou inclusive os estudantes a sair das escolas e se juntar às passeatas.
“Juntos, nos unimos para salvaguardar o bem-estar e a inocência de nossas crianças”.
Em diversas cidades, durante as marchas contra a ideologia, defensores das teorias de gênero para as crianças tentaram promover uma manifestação contrária.
O organizador da marcha pelas crianças na cidade de Calgary, Mahmoud Mourra, afirma que considera a exceção os que acreditam que a marcha é fundada em ódio:
“Eu não posso empurrar minha ideologia islâmica contra a vida de alguém. Eu não quero eles empurrando ideologia de gênero na vida das minhas crianças”, a fala foi dada em entrevista ao jornal Global News.
O presidente da Associação de Professores de Alberta, atacou o movimento em nota:
“A marcha é parte de um ataque coordenado em toda a América do Norte para promover desinformação, intolerância e ódio contra a comunidade LGBTQ+, para atacar também os professores que trabalham para cuidar da segurança e do bem-estar de todos os estudantes.
Todos os estudantes merecem se sentir seguros e bem-vindos na escola. Os professores de Alberta não param de se esforçar para incluir todos os estudantes e suas famílias, para protegê-los da discriminação na escola. Esforços que incluem o suporte à educação com orientação sexual e identidade de gênero (SOGI), nada do que os manifestantes estão dizendo que é na marcha.
A Educação SOGI tem como intuito garantir que estudantes de gênero diversos, e suas famílias, sintam-se seguros nas escolas ao garantir que todos os demais estudantes recebem explicações melhores sobre como os outros podem se identificar”.