O governo dos Estados Unidos, sob comando de Donald Trump, entrou com um processo contra a cidade de Nova York e o prefeito Eric Adams.
O motivo: as chamadas políticas de "cidade-santuário", que protegem imigrantes ilegais e dificultam a atuação das autoridades federais de imigração.
O anúncio foi feito pela procuradora-geral Pam Bondi nesta quinta-feira (24), como parte da nova fase da política migratória americana.
Em abril, Trump havia assinado um decreto exigindo que cidades e estados colaborassem com o governo federal na aplicação das leis de imigração. Quem se recusasse poderia perder verbas federais.
Em publicação na rede X, Bondi acusou o prefeito Adams de “obstruir a aplicação da lei” e declarou:
“Se os líderes de Nova York não se mobilizarem para proteger seus cidadãos, nós o faremos.”
https://x.com/AGPamBondi/status/1948469338123481194
Segundo o Departamento de Justiça, as políticas locais violam a Constituição ao impedir que agentes federais atuem contra a imigração ilegal. No processo, a cidade de Nova York é acusada de “interferir sistematicamente” na aplicação da lei desde 1989.
A prefeitura ainda não respondeu oficialmente ao processo.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)
.jpg)
.jpg)



.jpg)



.jpg)

.jpg)






.jpg)









