This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Governo Milei pretende revogar 70 leis que classifica como obsoletas e contra a liberdade

Algumas dessas normas datam da era Perón e do período da ditadura militar.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/10/2024 0:28
CNN

A iniciativa tem como objetivo eliminar regulações excessivas e burocracias desnecessárias, promovendo um ambiente mais livre para a atividade econômica. A proposta é chamada de Lei Hojarasca.  

  • Esta alcunha tem significado parecido com “lei folhagem”, em referência ao grande volume de papel e à obsolescência das normas. 

De acordo com interlocutores da Casa Rosada, o “revogaço” aguarda aprovação no Congresso Nacional argentino. Ainda não há uma data definida para o debate, mas até o momento não houve oposição significativa.

Saiba mais sobre o atual presidente da Argentina no documentário Javier Milei e a Revolução Liberal, da Brasil Paralelo. Clique aqui e assista gratuitamente. 

Exemplos de leis que serão revogadas

Grande parte das normas legais que serão extintas quase não eram mais aplicadas no país. Um exemplo é a lei que premiava com quantias em dinheiro pessoas que descobrissem na Argentina minas de carvão que estivessem em boas condições de exploração. 

O governo argumenta que essa norma está desalinhada com a era "energias renováveis". No entanto, na justificativa, não menciona a questão das mudanças climáticas.  

Outra legislação que está na lista das que deixarão de existir autoriza a internação compulsória de pessoas com lepra. A regra foi criada em 1983, no período da ditadura militar. Classificada como “medieval” pela equipe de Desregulamentação do governo, a regra estigmatiza os doentes e infringe direitos constitucionais.

Se o Congresso argentino aprovar o projeto, também será extinta a lei 14.034 que extingue a pena para o cidadão argentino que colaborar para a aplicação de sanções políticas e econômicas contra seu país. Atualmente, a pena está estabelecida entre 5 e 25 anos de reclusão. 

A Casa Rosada critica o excesso de regulamentação, especialmente aquelas oriundas de períodos militares, entre 1976 e 1983. 

O governo Milei afirmou que muitas dessas normas refletem uma concepção militar que prioriza a regulação excessiva, mesmo que isso comprometa liberdades, atividade econômica e até mesmo vidas.

Interlocutores da Casa Rosada defendem ainda que a burocracia e os trâmites desnecessários, mesmo quando bem intencionados, impactam negativamente a eficácia do funcionamento do setor privado e a eficiência do setor público. Essa conduta está alinhada com a promessa de campanha de Milei de reduzir a intervenção estatal na sociedade.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais