A iniciativa tem como objetivo eliminar regulações excessivas e burocracias desnecessárias, promovendo um ambiente mais livre para a atividade econômica. A proposta é chamada de Lei Hojarasca.
De acordo com interlocutores da Casa Rosada, o “revogaço” aguarda aprovação no Congresso Nacional argentino. Ainda não há uma data definida para o debate, mas até o momento não houve oposição significativa.
Saiba mais sobre o atual presidente da Argentina no documentário Javier Milei e a Revolução Liberal, da Brasil Paralelo. Clique aqui e assista gratuitamente.
Grande parte das normas legais que serão extintas quase não eram mais aplicadas no país. Um exemplo é a lei que premiava com quantias em dinheiro pessoas que descobrissem na Argentina minas de carvão que estivessem em boas condições de exploração.
O governo argumenta que essa norma está desalinhada com a era "energias renováveis". No entanto, na justificativa, não menciona a questão das mudanças climáticas.
Outra legislação que está na lista das que deixarão de existir autoriza a internação compulsória de pessoas com lepra. A regra foi criada em 1983, no período da ditadura militar. Classificada como “medieval” pela equipe de Desregulamentação do governo, a regra estigmatiza os doentes e infringe direitos constitucionais.
Se o Congresso argentino aprovar o projeto, também será extinta a lei 14.034 que extingue a pena para o cidadão argentino que colaborar para a aplicação de sanções políticas e econômicas contra seu país. Atualmente, a pena está estabelecida entre 5 e 25 anos de reclusão.
A Casa Rosada critica o excesso de regulamentação, especialmente aquelas oriundas de períodos militares, entre 1976 e 1983.
O governo Milei afirmou que muitas dessas normas refletem uma concepção militar que prioriza a regulação excessiva, mesmo que isso comprometa liberdades, atividade econômica e até mesmo vidas.
Interlocutores da Casa Rosada defendem ainda que a burocracia e os trâmites desnecessários, mesmo quando bem intencionados, impactam negativamente a eficácia do funcionamento do setor privado e a eficiência do setor público. Essa conduta está alinhada com a promessa de campanha de Milei de reduzir a intervenção estatal na sociedade.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP