As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Golpe ou Revolução? O que aconteceu em 1964?

Na madrugada do dia 01 de abril de 1964, a voz do vice-presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, anunciou que a cadeira da presidência da República estava vaga. Esse foi o dia da destituição oficial de João Goulart.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/4/2024 21:31
Disponibilizado por História Digital

O cenário estava caótico pelo fator Guerra Fria, que dividia o mundo em bloco capitalista e bloco comunista. Essa divisão impactou todos os países, incluindo o Brasil. 

A situação se tornou ainda mais tensa com a revolução que fez a Ilha de Cuba passar a ter um governo alinhado aos soviéticos e seguindo os preceitos marxistas.

João Goulart era visto como um político simpático aos ideais comunistas por parte dos militares, da população civil e de alguns políticos. 

Quando o Congresso cassou João Goulart, militares já estavam nas ruas para depor o presidente nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, conforme narrado no jornal O Correio da Manhã à época.  

Parte da população civil saiu diversas vezes às ruas na chamada Marcha da Família com Deus pela Liberdade. O governo de João Goulart estava em crise.

Havia dois grupos majoritários interpretando a movimentação: aqueles que acusavam a deposição do presidente como um golpe de Estado e aqueles que defendiam uma revolução contra o comunismo no país. 

A pergunta se 1964 foi golpe ou revolução, foi tema de análise do documentário 1964: O Brasil Entre Armas e Livros da Brasil Paralelo. Os entrevistados e a análise do período concluem que tratou-se de um golpe, seguido de ditadura, pois a justificativa utilizada pelo Congresso era irreal e, antes dos parlamentares agirem, o general Olympio Mourão Filho já havia colocado militares na rua em Belo Horizonte. 

Os parlamentares afirmaram que João Goulart estava fora do país e por isso a cadeira presidencial estava vaga, mas, na verdade, ele estava no Sul do Brasil. Logo, a justificativa para a sua deposição foi ilegal. 

A pessoa a governar provisoriamente o país foi Ranieri Mazzilli, presidente do Congresso Nacional. Sendo assim, como há a permanência de pessoas que já faziam parte da alta cúpula do estamento burocrático, não dá para entender o período como uma revolução. 

A revolução é uma quebra na legalidade que vem de fora para dentro. Ela modifica a ordem do país de maneira rápida e repentina. O golpe vem de dentro, de pessoas que já fazem parte do estamento burocrático, que foi o caso de 1964

Logo depois, conclui o documentário, a justificativa para “retomar a normalidade no Brasil” inaugurou o período de uma ditadura militar que durou 21 anos e foi profundamente traumática para a democracia brasileira. 

Documentário da Brasil Paralelo é o mais assistido sobre 1964

Há 4 anos, a Brasil Paralelo produziu o documentário 1964: o Brasil entre Armas e Livros

O documentário já conta com 11 milhões de acessos no Youtube, fazendo com que seja o mais visto sobre o tema nesta plataforma. 

Os telespectadores se mostraram muito satisfeito com o documentário, deixando comentários como:

“Sou professor de História e não sou de esquerda e nem de direita, sou a favor dos alunos entenderem os dois lados da moeda!!! Excelente filme!”, disse um dos usuários na aba de comentários.

“Parabéns a todos idealizadores desta obra prima, pela clareza, objetividade e imparcialidade.”, afirmou Luis Fernando.

Você também pode assistir gratuitamente esse documentário e aproveitar a data de hoje para estudar sobre o tema. 

Clique no link abaixo e aproveite: 

Assistir 1964: o Brasil entre Armas e Livros

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais