Política5 min de leitura

Fux diz que PF agiu contra o Judiciário ao monitorar ministros

Ministro defendeu o afastamento do diretor da Polícia Federal após críticas de Gilmar Mendes.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
Ministro Fux defende afastamento do diretor da PF
Fonte da imagem: STF

Receba notícias gratuitamente em seu email

Próximo envio em
04h
01m
48s

Após Gilmar Mendes criticar o afastamento do diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o ministro Luiz Fux defendeu a posição da Segunda Turma.

O ministro afirmou que admira o trabalho da instituição, mas que ela foi instrumentalizada para agir contra o próprio tribunal.

A PF sempre trabalhou em prol do poder Judiciário, o que não pode é a PF trabalhar contra o poder Judiciário, instrumentalizar pessoas para sustentarem posições contra o Poder Judiciário”.

Ele seguiu afirmando que a instituição agiu em oposição aos trabalhos da Justiça quando fez o “documento apócrifo” que motivou o afastamento de Rodrigues.

No caso, a instituição foi utilizada para monitorar André Mendonça e outras autoridades de maneira irregular.

Assista à votação completa ao vivo abaixo:

Qual a relação de Moraes com o escândalo Master?

O plenário está avaliando se aceita ou não abrir uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes por conta de seu envolvimento com o escândalo do Banco Master.

As mensagens divulgadas pelo ministro André Mendonça revelaram uma relação íntima entre Moraes e Vorcaro, além de mais detalhes sobre o contrato de R$131 milhões entre o escritório da esposa do ministro.

Como ministros do Supremo possuem foro por prerrogativa de função, uma eventual investigação contra Alexandre de Moraes precisa ser aprovada pelo próprio STF.

Uma decisão da Corte também poderia determinar o afastamento cautelar do ministro, assim como uma eventual punição administrativa.

No entanto, isso depende de investigações mais aprofundadas direcionadas contra o ministro.

Entenda melhor a relação do ministro com o banqueiro no especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:

[VENDA] BP 10 ANOS
[VENDA] BP 10 ANOS