This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

França pode se tornar o primeiro país a liberar o aborto pela Constituição para que não seja revogado

A proposta já foi aprovada por ampla maioria no senado e hoje, 04 de março de 2024, vai para a sua última votação no Congresso, às 15h30, onde tudo indica que será aprovada.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/3/2024 12:15
Dans la salle du Congrès, à Versailles, le 4 mars 2024. JULIEN MUGUET POUR « LE MONDE »

Congresso francês vota hoje projeto de lei que libera o aborto no país

No dia 28 de fevereiro de 2024, o Senado francês aprovou por ampla maioria um projeto de lei proposto pelo presidente Macron que inclui a liberação do aborto na Constituição do país. 

Na França, o aborto já é legalizado desde 1970, porém, da forma como é colocado hoje, dá espaço para discussão do tema. 

Com receio do crescimento da direita na França, Macron tenta colocar a permissão do aborto na Constituição para que se torne um direito constitucional e não possa ser revogado. 

Políticos franceses que apoiam a medida também temem que não constitucionalizar o aborto possa abrir margem para algo semelhante ao que aconteceu nos Estados Unidos no caso Roe vs Wade, quando a justiça americana agiu a favor da vida da criança e tomou uma decisão contrária ao aborto, abrindo um precedente pró-vida no país.

Macron afirmou em seu perfil no X estar “empenhado em tornar irreversível a liberdade das mulheres de praticarem o aborto, consagrando-a na Constituição”.

Após a aprovação no senado, o texto segue para o congresso. Hoje, segunda-feira, às 15h30, 925 deputados e senadores se reúnem em Versalhes para votar o projeto. Todas as análises apontam para uma aprovação com ampla maioria da proposta que inclui na constituição o artigo 34:

“A garantia da liberdade das mulheres de recorrer ao direito à interrupção voluntária da gravidez [IVG]

O projeto de lei foi debatido por 18 meses e agora precisa de 60% do parlamento para ser aprovado. 

O avanço do aborto na França mostra como essa pauta tem se tornado cada vez mais forte no mundo, inclusive no Brasil. 

Grupos midiáticos e políticos estão empenhados em promover essa pauta no Brasil, espalhando mentiras para convencer as pessoas de que matar o bebê é o melhor caminho para uma mãe. 

A Brasil Paralelo produziu um documentário que mostra que ambas as vidas precisam ser protegidas, tanto a da mãe quanto a do bebê.

No documentário são mostrados pesquisas científicas e relatos que comprovam que a vida é sempre a melhor resposta. Você pode assistir o documentário Duas Vidas gratuitamente clicando no link abaixo: 

Assistir Duas Vidas: do que estamos falando quando falamos de aborto

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais