O governo americano anunciou que a esposa de Alexandre de Moraes, Viviane Barci de Moraes, foi sancionada com base na Lei Magnitsky.
O secretário do Tesouro Scott Bessent afirma que Viviane é acusada de fornecer “rede de apoio material/financeiro” ao ministro.
Ele também acusou o ministro de conduzir uma“campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados”.
Alexandre de Moraes foi enquadrado na lei no final de julho, acusado de violar direitos humanos e liberdade de expressão.
Com a designação Magnitsky, eventuais bens e contas de Viviane nos EUA ficam bloqueados e transações com pessoas e empresas americanas são proibidas.
O processo inclui operações comuns, como uso de cartões de crédito de bandeiras dos EUA.
Segundo o Departamento do Tesouro, a medida atinge também o Instituto de Estudos Jurídicos Lex, que pertence à Família.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, classificou a Lex como uma holding:
“Os Estados Unidos estão sancionando uma rede de apoio fundamental ao violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, incluindo sua esposa e sua holding, o Lex Institute. Que isso sirva de alerta para outros que ameaçam os interesses dos EUA protegendo e facilitando a atuação de atores estrangeiros como Moraes: vocês serão responsabilizados.”
Entenda o que é a Lei Magnitsky Global e como ela foi criada com o especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP