A embaixada americana em Brasília vai pagar o equivalente a mais de R$56 milhões por informações que ajudem a combater o financiamento do Hezbollah.
O anúncio foi feito através do programa Rewards for Justice, mirando as operações do grupo terrorista na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
A oferta inclui até a possibilidade de "realocação" para quem fornecer dados valiosos e se sentir em perigo por causa disso.
A região é vista por Washington como um polo crucial para o Hezbollah levantar fundos.
As investigações americanas apontam a atuação do grupo em uma série de atividades ilícitas, como:
Além disso, o grupo também geraria receita com negócios aparentemente legais, como construção civil e comércio exterior em toda a América Latina.
Trata-se de uma organização política e paramilitar xiita criada no Líbano e classificada como terrorista pelos EUA desde 1997.
A organização recebe apoio financeiro, militar e treinamento do Irã. Estima-se que o Hezbollah movimente cerca de R$6 bilhões por ano.
O grupo tem um histórico de atentados na América do Sul, sendo responsavel pelos atentados à embaixada de Israel (1992) e à Associação Mutual Israelita Argentina (1994), ambos em Buenos Aires.
Investigações recentes da Polícia Federal indicam tentativas de recrutamento de brasileiros pelo grupo, com ofertas de dinheiro e viagens ao Líbano.
A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, já afirmou que um chefe de operações do Hezbollah na América Latina recrutou pessoas no Brasil e estabeleceu laços com facções criminosas locais.
O caso do traficante turco Eray Uç, preso em Santos e ligado ao PCC, que repassava lucros do narcotráfico ao Hezbollah, reforça essas suspeitas.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP