Após uma invasão violenta do Hamas em território israelense, o governo de Israel reagiu, iniciando uma contraofensiva para acabar com o grupo terrorista e suas bases localizadas em Gaza.
A contra ofensiva de Israel foi aceita como legítima defesa por perte do mundo ocidental, como o governo dos EUA, França e Alemanha, mas governos como o do Brasil e órgãos internacionais como a Anistia Internacional começaram uma campanha para denunciar a reação como um genocídio cruel.
É nesse contexto que surge o slogan All Eyes on Rafah (Todos os olhos em Rafah, em tradução livre). A expressão faz referência a cidade Rafah, uma das maiores e mais importantes do sul de Gaza, que teve suas fronteiras ocupadas pela contra ofensiva de Israel.
A imagem foi gerada por Inteligência Artificial para criar um cenário de tensão. A arte apresenta uma cidade compacta, comprimida pelos moradores de Gaza que fugiram da guerra iniciada pelo Hamas.

Tendo sido compartilhada pela primeira vez na conta @chaa.my, o possível artista não fez comentários para explicar sua criação, mas o contexto indica uma crítica à ação de Israel.
A Al Jazeera, mídia acusada de ser pró-Hamas, afirma que essa foi a imagem mais compartilhada da história do instagram, gerando novos desdobramentos sociais da guerra em Gaza.
Entenda o contexto da imagem All Eyes on Rafah, seus principais efeitos e a resposta de Israel.



.webp)
.jpg)
.jpg)








