"Quanto mais eu estudava, mais assustada eu ficava, porque não tinha nenhum conhecimento de tudo o que estava acontecendo de maneira silenciosa."
Além da questão esportiva, Nine Borges alertou para os riscos de mudanças legislativas e sociais sendo implementadas sem amplo conhecimento da população. Um dos exemplos citados foi a regulamentação que permite o acesso de homens biológicos a banheiros femininos:
"Eu não sabia que um homem, ao se autodeclarar mulher, tem acesso ao banheiro feminino e a meninas se trocando, como aconteceu no Canadá."
Receba notícias diariamente em seu E-mail com nossa newsletter jornalística: Resumo BP
A influenciadora destacou a importância de acompanhar essas transformações para evitar que sejam aprovadas sem debate público.
Borges ressaltou tambem que o desconhecimento sobre mudanças dessa magnitude podem levar a uma transformação profunda na sociedade sem que as pessoas se deem conta do que está acontecendo:
“O debate precisa ser público e transparente".
Contexto no cenário internacional
O tema se tornou ainda mais relevante após a decisão de Donald Trump que baniu homens biológicos de competições femininas nos Estados Unidos. Por um lado, seus apoiadores aprovam a decisão, destacando os "mesmos medos” que Nine Borges comentou, porém, muitos criticam a decisão taxando-o de "transfobia".