This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Programação BP
3
min de leitura

Fundadores explicam origem da Brasil Paralelo: uma resposta ao vazio cultural

Lucas Ferrugem, Felipe Valerim e Henrique Viana revelam como a insatisfação com o ambiente cultural e o desejo de amadurecimento intelectual deram origem à empresa.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/6/2025 14:47
Brasil Paralelo

A Brasil Paralelo nasceu da inquietação diante do que chamam de “pobreza cultural” na qual o país vivia.

O projeto, segundo seus fundadores, começou com uma busca pessoal por sentido, densidade e formação.

“A gente tirou a BP como reflexo daquilo que a gente queria na nossa vida”, explica Lucas Ferrugem. “A gente começou a perceber que existia um problema... seja na cultura das baladas, das bandas, da música... Não é nem questão de gênero, é de ambiente cultural mesmo.”

Para ele, o incômodo não era uma crítica moralista ao comportamento da juventude, mas à ausência de referências culturais sólidas. “A gente veio de um caldo cultural muito pobre”, afirma.

Apesar de reconhecer a boa educação recebida dos pais, Lucas destaca que faltava o contato com o que chama de “alta cultura”.

A cultura como caminho para crescer

Filipe Valerim também compartilha como a cultura entrou em sua vida por uma motivação prática: o desejo de amadurecer e “dar certo” na vida.

“Eu queria saber como dar certo... e percebi que quem dava certo tinha biblioteca em casa. Meu avô, os amigos dele... todos tinham. Isso me chamou a atenção.”

Com o tempo, entendeu que o estudo e a leitura não eram apenas acessórios de pessoas bem-sucedidas, mas instrumentos reais de crescimento pessoal.

Essa percepção mudou sua visão sobre o papel da cultura.

Traduzir para transformar

Henrique Viana completa o raciocínio mostrando que a missão da Brasil Paralelo nasceu dessa experiência comum de dificuldade no acesso a conteúdos mais densos:

“A gente se vê como amadores nesse processo de querer entender a alta cultura. Sabemos como é difícil. Nem todo mundo vai pegar 10 livros da Igreja e devorar. Então a gente precisa traduzir isso.”

Para ele, a BP surgiu como um esforço de mediação, uma ponte entre o conhecimento profundo e um público que, como eles, buscava algo mais, mas não sabia por onde começar.

“A gente criou a BP como rastro do nosso próprio processo de realização cultural.”

É HOJE! Vamos comemorar o aniversário da Brasil Paralelo em live histórica e você está convidado

Nikolas Ferreira, Paulo Muzy, Bola, Carioca, Firmino Cortada e vários outros convidados especiais já estão confirmados para comemorar o aniversário da Brasil Paralelo.

Será um dia muito especial com jogos, premiações inéditas e convidados especiais. 

Para comemorar esses 9 anos da BP, você é a presença principal, afinal, a empresa não aceita dinheiro público e tudo o que foi feito até aqui é graças a sua assinatura.

Como participar do aniversário de 9 anos da Brasil Paralelo?

Basta acessar o canal do YouTube da Brasil Paralelo clicando aqui para ter acesso a todo evento!

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais