A cultura como caminho para crescer
Filipe Valerim também compartilha como a cultura entrou em sua vida por uma motivação prática: o desejo de amadurecer e “dar certo” na vida.
“Eu queria saber como dar certo... e percebi que quem dava certo tinha biblioteca em casa. Meu avô, os amigos dele... todos tinham. Isso me chamou a atenção.”
Com o tempo, entendeu que o estudo e a leitura não eram apenas acessórios de pessoas bem-sucedidas, mas instrumentos reais de crescimento pessoal.
Essa percepção mudou sua visão sobre o papel da cultura.
Traduzir para transformar
Henrique Viana completa o raciocínio mostrando que a missão da Brasil Paralelo nasceu dessa experiência comum de dificuldade no acesso a conteúdos mais densos:
“A gente se vê como amadores nesse processo de querer entender a alta cultura. Sabemos como é difícil. Nem todo mundo vai pegar 10 livros da Igreja e devorar. Então a gente precisa traduzir isso.”
Para ele, a BP surgiu como um esforço de mediação, uma ponte entre o conhecimento profundo e um público que, como eles, buscava algo mais, mas não sabia por onde começar.
“A gente criou a BP como rastro do nosso próprio processo de realização cultural.”
É HOJE! Vamos comemorar o aniversário da Brasil Paralelo em live histórica e você está convidado
Nikolas Ferreira, Paulo Muzy, Bola, Carioca, Firmino Cortada e vários outros convidados especiais já estão confirmados para comemorar o aniversário da Brasil Paralelo.
Será um dia muito especial com jogos, premiações inéditas e convidados especiais.
Para comemorar esses 9 anos da BP, você é a presença principal, afinal, a empresa não aceita dinheiro público e tudo o que foi feito até aqui é graças a sua assinatura.
Como participar do aniversário de 9 anos da Brasil Paralelo?
Basta acessar o canal do YouTube da Brasil Paralelo clicando aqui para ter acesso a todo evento!