A campanha para o Dia Internacional da Mulher feita pela Hershey's no Canadá incluiu uma transexual, a ativista Fae Johnstone, trans de 27 anos. No comercial, que foi ao ar no dia 04, a ativista disse o seguinte:
“Podemos criar um mundo em que todos tenham condições de viver em espaços públicos”, diz Fae, ao exibir uma barra da companhia.
A iniciativa tem recebido apoio e críticas. Grupos que apoiam políticas afirmativas das pessoas transgênero apoiaram o comercial.
Já as críticas vieram por parte de movimentos contrários à inclusão de mulheres transexuais em campanhas e esportes femininos, por exemplo.
A companhia Jeremy’s Razors, empresa que vende produtos de barbear como lâminas, cremes e balms para homens, lançou um chocolate especial em resposta à Hershey’s. A edição limitada Jeremy’s Chocolate Binary.
Na descrição do produto, a companhia colocou:
“Alguma empresas de chocolate sequer sabem o que é uma mulher. Mas nós sabemos. Desfrute o chocolate binário. Um com nozes (nuts), um sem. Você sabe qual é qual”.
O comercial do chocolate binário que causou polêmica:
O chocolate com nozes se chama “Hehim”, pronomes masculinos em inglês. O sem nozes se chama “Sheher”, pronomes femininos em inglês.
Os nomes são uma provocação à nova campanha da Hershey’s que se chama HerShe, um trocadilho com o nome da empresa ao mesmo tempo que une os pronomes em inglês.
O CEO da Jeremy’s Razor, Jeremy Daniel Boreing, fala no comercial porque sua marca de lâmina de barbear lançou barras de chocolate:
“Nossos amigos da Hershey’s, eles sequer sabem o que uma mulher é. Eles contrataram um homem biológico para ser o representante da campanha do dia da mulher.
Eles estão chamando essa campanha, e eu juro que não estou inventando essa, Her She. Her She.
É humilhante e essa é a razão pela qual estou lançando o chocolate Jeremy’s”.
O CEO continua com uma brincadeira:
“Nós temos dois tipos: SheHer e HeHim. Um deles tem nozes (nuts), caso você precise de mim para dizer qual é qual, continue dando seu dinheiro para Hershey’s.
Caso esteja cansado de dar seu dinheiro para corporações woke que te odeiam, e esteja procurando uma barra de chocolate delicioso de uma empresa que realmente preza pelo seu negócio, entre no site ihatehersheys.com”
O termo nuts traduzido significa nozes, mas é um apelido americano para o testículo que faz parte do órgão reprodutor masculino.
Na página “sobre nós” da Jeremy’s Razors, a companhia é categórica:
“Nós valorizamos a verdade e o direito de dizê-la.
Nós carregamos a masculinidade e a coragem de sustentá-la. E como nenhuma outra marca de lâminas de barbear faz isto… nós construímos a nossa própria marca”.
Nas redes sociais da Hershey’s muitos internautas criticaram a escolha de Fae para o comercial e sugeriram que a companhia não deveria escolher transexuais para representar as mulheres.
Depois das críticas, Fae se pronunciou no Twitter:
“A reação à minha inclusão como mulher trans na campanha da Hershey’s mostra o quão longe ainda temos que ir na luta pela libertação feminista e pelos direitos trans”, escreveu. “Sempre defenderei mulheres e meninas, cis e trans.”
Também a Hershey’s emitiu uma nota sobre a propaganda com a mulher trans:
“Valorizamos a união e reconhecemos a força criada pela diversidade”, disse. “Nos últimos três anos, nossa programação do Mês da História da Mulher tem sido uma celebração inclusiva das mulheres e seu impacto. Agradecemos as inúmeras pessoas e parcerias significativas por trás desses esforços.”
Segundo os jornais internacionais Time e Fox News, a marca de chocolate está sendo boicotada por consumidores pela escolha da de Fae na campanha.
O comercial levou a um pico pesquisas sobre a marca Hershey’s no Google e outras marcas tentaram aproveitar o “hype” para crescer nas pesquisas.
Para saber mais sobre o assunto, separamos algumas recomendações para você:
Artigo "A ascensão do capitalismo 'woke'", por Flavio Morgenstern — disponível em nosso Portal.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP