Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Dicionário de Cambridge muda significado das palavras 'homem' e 'mulher'

Nova definição segue tese da ideologia de gênero.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/12/2023 15:22
Foto da Universidade de Cambridge. Reprodução do site via carreira.

Há um ano atrás, o dicionário de Cambridge, Universidade inglesa fundada em 1209, tomou uma das decisões mais polêmicas do mundo acadêmico: as definições secundárias de homem e mulher mudarão, apresentando a seguinte definição:

“Um adulto que vive e se identifica como homem/mulher, embora possa ter sido dito que eles têm um sexo diferente no nascimento”.

Especialistas comentaram as possíveis consequências da nova medida, comparando a situação com histórias de distopia.

A decisão do dicionário alegrou diversas pessoas. Muitos celebraram a medida como uma medida inclusiva e empática. O grupo Bristol Leading Against Transphobia, com sede no Reino Unido, saudou a decisão como “notícias fantásticas”.

Daniel Lismore, artista transsexual, comentou:

“Feministas radicais trans excludentes vão explodir. Pessoas trans merecem ser reconhecidas por quem são".

Contudo, outros afirmam que a medida visa moldar a realidade em prol de ideologias, levando a diversos perigos.

Os perigos das ideologias

Para Nine Borges, Mestre em Ciências Sociais e PhD em educação:

"Na definição primária, eles reconhecem a materialidade biológica da mulher, e na definição número 2 eles desmente a definição número 1.

Eles basicamente estão dizendo que uma mulher é uma mulher e um homem ao mesmo tempo, que duas coisas diferentes são iguais.

Dicionários não decidem o que alguma coisa é, eles apenas descrevem. Eu até posso chamar uma cadeira de sapato, mas nada muda o fato de que uma cadeira é um objeto no qual eu sento, e sapato é um objeto que eu calço.

A Universidade de Cambridge foi completamente tomada pela
cultura woke".

Steven Crowder, comentarista político que criou o quadro "mude minha mente", declarou:

“Lembre-se, se você pode controlar a língua, você pode controlar a população”.

Nina Borges e Dan McLaughlin compararam a decisão ao livro 1984, de George Orwell. Em seu perfil no Instagram, Nina ressaltou um trecho do livro em que um membro do partido fala sobre a importância de dominar a linguagem para dominar a sociedade, dizendo:

“Saber e não saber, estar consciente de sua completa sinceridade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões que se cancelam mutuamente, sabendo que se contradizem, e ainda assim acreditar em ambas; usar a lógica contra a lógica.”

As origens controversas do movimento trans

A ideologia de gênero tornou-se uma pauta política e social em todo o mundo ocidental, afetando famílias, escolas e grupos religiosos.

Para entender as origens controversas e as propostas das ideologias de:

A Brasil Paralelo realizou 3 documentários em uma minissérie chamada As Grandes Minorias, disponível gratuitamente em nosso canal do YouTube

No episódio 2, abordamos o que é Ideologia de Gênero e suas consequências na educação, nos esportes e na sociedade em geral. Não deixe de assistir.

Assine a Brasil Paralelo para apoiar nossa missão! A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. 

Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.

Cada produção é financiada pelos membros-assinantes. Tornando-se um assinante, você terá acesso a diversas ferramentas de entretenimento e desenvolvimento pessoal, auxiliando na divulgação dos conteúdos em todo o Brasil. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais