Maurício Galante é o primeiro brasileiro eleito vereador nos Estados Unidos. O paulistano nascido no bairro do Jabaquara ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Arlington, no Texas.
Maurício Galante saiu de São Paulo para ingressar na Marinha. Fez parte da turma de 1987 do Colégio Naval e de 1993 da Escola Naval. Ficou na corporação por oito anos e decidiu abrir sua empresa de paraquedismo e turismo.
Faliu após um desastre natural em Angra dos Reis.
“Eu quebrei ali. Perdi tudo. Em dois meses, me divorciei e fiquei sem nada. Virei camelô na praia de São Conrado, vendendo DVDs para os gringos”, contou em entrevista ao Pânico.
Foi quando decidiu ir para a Flórida tentar a vida. Havia acabado de se divorciar.
“Juntei uma graninha para a passagem. Um amigo me ligou: "Vem para cá ser instrutor de paraquedismo. Foi assim que cheguei nos Estados Unidos”.
No entanto, não conseguiu o emprego imediatamente e teve que viver em uma barraca durante seis meses. Sobreviveu fazendo bicos de pintor e faxineiro.
“Depois, arrumei emprego em um café no norte do país, em Connecticut. Fiquei lá, virei gerente rapidamente”.
Um ano e meio depois, tornou-se o primeiro brasileiro a ter uma empresa de paraquedismo nos EUA.
“Eu treinava instrutores. Parei de saltar porque fiquei velho”.
Nesse meio tempo, entrou em outro relacionamento e mudou de ramo. Casado com Larissa e pai de um menino, vendeu a escola e comprou o Golf Center of Arlington 2014.
“Com 38 anos, comecei a jogar. Com 41, já era profissional”.
O empreendimento foi quatro vezes reconhecido entre os 50 melhores dos EUA pela Golf Ranger American Association.
Em 2015, ele liderou a implementação da tecnologia Top Tracer de rastreamento de bolas, revolucionando a indústria do golfe.
O próximo projeto em seu radar é a transformação do River Park Golf Resort em um hotel boutique e complexo esportivo urbano, prometendo ser um marco para a comunidade.
Se elegeu vereador em maio deste ano e segue trabalhando pelo povo do Texas.
“Nunca pensei em política. Fui convidado para participar por causa dos prêmios que ganhamos. Meu inglês é muito bom, dei instrução de paraquedismo por 15 anos. A política meio que caiu de paraquedas no meu colo”.
Sua história foi narrada no livro “E se meu paraquedas não abrir”, já disponível para venda no Brasil.
Galante diz que seu trabalho é ajudar quem o elegeu. "Lá, o poder do povo vem de baixo para cima. A gente faz tudo em nível local."
Segundo Galante, Arlington tem 400 mil pessoas e apenas oito vereadores. No Brasil, um município com o mesmo número de moradores tem na faixa de 23 representantes da Câmara Municipal. Os dados são da Câmara dos Deputados.
Para ele, isso faz toda a diferença no funcionamento da administração.
"A cidade funciona como uma empresa. Existe o vereador e o prefeito, que são basicamente 'Board of Directors', ou seja, o conselho municipal. Nós não nos metemos no que está sendo feito na cidade. Existe um CEO da cidade, que é o City Manager. Ele é contratado pelo conselho, que inclui os vereadores e o prefeito."
Explicou ainda o que são os condados, que apareceram nos noticiários da eleição americana.
"A função do condado é executar os serviços que o estado provê naquela localidade. Então, você não tem um Detran do estado na cidade; você tem um Detran do condado. Ele realiza serviços administrativos, como hospitais, cadeias, Detran, construção de pontes e ruas. No nível municipal, que é o nosso, há o contato direto com o cidadão. Eu lido diretamente com o cidadão. Quando ele tem uma reclamação, ele me manda um e-mail ou liga."
Galante é presidente do Instituto Harpia em solo americano. Associação sem fins lucrativos presidida no Brasil pelo Major Vítor Hugo, ex-deputado federal.
De acordo com seu site, tem objetivo de propor minuta de nova Constituição Federal e promover ideais liberais econômicos. Jair Bolsonaro é presidente de honra da entidade.
“O Instituto Harpia Brasil, que se inspira na majestosa águia brasileira, busca consolidar a densidade programática e doutrinária da direita no país, oferecendo alternativas de desenvolvimento e governança”.
Galante explicou que estão mobilizando brasileiros nos EUA para desenvolver propostas políticas.
Com relação a Donald Trump, acredita que a vitória do seja devida à melhora econômica dos americanos:
“Você está melhor agora do que quatro anos atrás?”, era a comparação que Trump propunha aos seus eleitores.
“Ele repetiu essa frase e martelou no último mês de campanha, o que foi decisivo.”
Para Galante, a imigração é uma boa escolha para aqueles que estão dispostos a trabalhar duro.
"Saí do Brasil sem nada além de determinação e sonhos, morei em uma barraca, fiz de tudo para sobreviver, e hoje ocupo uma cadeira na Câmara Municipal de Arlington.”
Ele considera que com trabalho duro e perseverança é possível transformar qualquer desafio em oportunidade de crescimento.
Maurício Galante exemplifica o caminho daqueles que decidiram imigrar em busca de novas oportunidades.
Sua jornada de perder tudo, se reerguer, morar em uma barraca e conquistar um assento na Câmara Municipal de Arlington, mostra que onde há vontade há um caminho.
Quer conhecer mais sobre ele? Assista a live gratuita abaixo:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP