Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Crianças e jovens passam em média 4 horas do seu dia no celular, principalmente nas redes sociais, aponta estudo

Mais da metade dos jovens consome redes sociais e outros aplicativos entre meia noite e cinco da manhã.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/12/2023 21:11
Kurt Wittman/Getty Images

Crianças e jovens estão cada vez mais viciados no TikTok e gastam em média duas horas por dia no aplicativo de vídeos curtos. É o que aponta um estudo que mediu o uso de aplicativos entre crianças e jovens das idades de 11 a 17 anos.

O TikTok é de longe a rede social mais consumida. A média de uso ficou em 1 hora e 52 minutos, enquanto o segundo e terceiro mais usados são Youtube, 40 minutos e Instagram 16 minutos.

Os estímulos dos aplicativos ultrapassam o momento do uso

O estudo foi conduzido pela Common Sense Media em parceria com a University of Michigan C.S. Mott Children's Hospital.

Os aplicativos estão prejudicando o sono e o desempenho escolar das crianças e adolescentes, segundo o estudo.

Os aplicativos estão bombardeando os pequenos com numerosas notificações. Pelo menos 50% dos que participaram do estudo receberam 237 notificações em um dia. Segundo a pesquisa, o número de notificações pode chegar até 5.000 em um único dia. 

Common Sense Media é uma organização sem fins lucrativos que foca em alfabetização midiática e segurança para crianças. O estudo foi apresentado no fim de setembro.

A pesquisa foi feita com base no uso do smartphone de 203 crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. Todos permitiram que um software instalado em seu aparelho monitorasse o uso dos aplicativos e o tempo gasto diante da tela.

Em alguns casos, alguns jovens acumularam mais de 16 horas de uso em um único dia, segundo dados coletados pelos pesquisadores.

resumo-uso-redes-sociais-jovens
Fonte: Common Sense Media and University of Michigan C.S. Mott Children's Hospital
*A média é o valor em que 50% dos usuários estão acima e 50% abaixo.
**Porcentagem de uso diário é calculada entre aqueles que usam o app. O uso entra na conta de utilização diária.

O estudo se restringiu a celulares Android, a Apple não compartilha esses tipos de dados de um iPhone com pesquisadores.

Como os jovens gastam seus tempos nas redes sociais?

As redes sociais consomem a maior parte do tempo das crianças e jovens. Metade dos que participaram da pesquisa passaram mais de 153 minutos por dia nas redes. O universo de jogos eletrônicos e vídeos desta temática no Youtube também são um dos principais consumidos.

De acordo com a Common Sense Media, as crianças e adolescentes preferem apps de vídeos curtos e rápidos como o TikTok, do que aplicativos de textos como o X, antigo Twitter.

O jovem usa o celular em média quatro horas por dia, segundo o estudo. A pesquisa descreve os smartphones como "companhias constantes" que tanto "providenciam algum barulho de fundo" e "encorajam constantes checadas".

9% dos que participaram da pesquisa possuem um tempo de tela superior a 10 horas diárias.

Segundo o estudo, tempo de tela não necessariamente significa que os jovens estão com os olhos nela. Muitos que participaram da pesquisa alegam que usam o celular como um barulho de fundo, com músicas, vídeos ou podcasts sendo reproduzidos enquanto faziam o para-casa ou outras tarefas.

O mais chocante é que 59% dos participantes da pesquisa alegaram que usam o celular entre meia-noite e cinco horas da manhã. Seja para colocar músicas para dormir, seja para rolar o feed do TikTok às 3 horas da manhã.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais