Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O fundador do aplicativo Telegram foi preso ontem, sábado, dia 24 de agosto, no aeroporto Le Bourget.
Ele acabava de chegar de uma viagem para a cidade de Baku, no Azerbaijão, e estava acompanhado por seu segurança particular e um assessor. Durov planejava passar a noite em Paris.
Jornalistas locais informam que a prisão foi determinada devido a uma investigação que verifica se a falta de moderação no aplicativo contribui para a prática de cibercrimes.
As atividades ilegais executadas incluiriam tráfico de drogas, fraudes e crimes contra crianças.
A Justiça francesa ainda acusa o Telegram de não cooperar com as autoridades de modo adequado, o que transformaria Durov em cúmplice em relação às práticas de tais crimes.
A agência Reuters procurou o Telegram para manifestação, mas até o fechamento desta reportagem não havia obtido retorno.
O Telegram
A grande questão sobre o aplicativo em relação às autoridades francesas é a recusa da empresa em entregar informações sobre os usuários.
Cada vez mais utilizado como opção ao Instagram, o Telegram foi desenvolvido pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov, há 11 anos. Durov se naturalizou francês em 2021.
A matriz da empresa fica em Dubai, nos Emirados Árabes, mas existem servidores espalhados por inúmeros países do mundo.
O diferencial do Telegram é possibilitar conversas secretas. Ao encriptar mensagens, ou seja, reprogramá-las em códigos, a empresa impede a leitura do conteúdo das mensagens por quaisquer outras pessoas além do destinatário.
O aplicativo não foi a primeira criação de sucesso dos irmãos Durov. Cinco anos antes, eles haviam criado o site "VKontakte" - também conhecido como “VK - posteriormente apelidado de “Facebook russo”.
Em entrevista, Pavel Durov afirmou que resolveu criar o Telegram quando passou por uma experiência pessoal, em precisou se comunicar com o irmão e constatou que não existia uma forma 100% segura de fazê-lo.
O aplicativo atualmente tem cerca de 950 milhões de usuários em todo o mundo. Só no Brasil, são cerca de 63 milhões. O aplicativo é instalado em 27% dos aparelhos de celular em operação no país.
O Telegram rendeu aos irmãos Durov uma fortuna de cerca de US$15 bilhões, ou R$85 bilhões.
Símbolo do Instagram. Imagem: Elo Mídia.
Próximos passos
Pavel Durov deverá comparecer ao tribunal no domingo, ocasião em que as acusações serão formalizadas. Ele terá direito à defesa.