Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Economia
3
min de leitura

“Congelamento” do orçamento pode afetar Auxílio Gás e Farmácia Popular

O corte foi anunciado no final de julho e obrigará ministérios a reduzir despesas, o que pode impactar os programas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/8/2024 10:26
Elza Fiuza / Agência Brasil

Beneficiários do auxílio gás e da farmácia popular poderão ter que apertar o orçamento. A contenção de despesas do governo federal anunciada na semana passada poderá encolher os recursos dos programas. Com isso, os ministérios responsáveis pelos programas terão que adaptar seus orçamentos à nova regra fiscal, colocando em cheque a continuidade dos mesmos. 

O ajuste foi implementado para que o governo mantenha a meta do chamado arcabouço fiscal. O conjunto de regras tem o objetivo de equilibrar o que o governo paga e o que ele gasta, além de controlar o endividamento público. O objetivo é alcançar o déficit zero, isto é, arrecadar tudo o que gastar. 

  • Quer receber notícias relevantes e sem viés ideológico todas as manhãs? Se inscreva gratuitamente no Resumo BP. A newsletter da Brasil Paralelo chegará diretamente no seu e-mail. Clique aqui e faça parte! 

Ministérios afirmam que “Auxílio gás” e “Farmácia popular” não serão impactados

O Ministério de Desenvolvimento Social informou que mesmo com a limitação dos recursos, o auxílio gás não será impactado. O benefício de R$102,00 é pago a cada dois meses para que as famílias comprem o insumo. 

O órgão afirmou em nota que caso os recursos para o programa se esgotem, irá remanejar dinheiro destinado a outras áreas para garantir o repasse às famílias. 

Já o Ministério da Saúde alegou que o programa Farmácia Popular não só será mantido e ampliado. A pasta foi a mais afetada pelo ajuste fiscal.  

Em comunicado, o ministério afirmou que a parte congelada era um fundo de reserva. O dinheiro estava sendo guardado para financiar outra iniciativa da pasta. Explica ainda que está trabalhando com a possibilidade de que os recursos do órgão sejam remanejados para manter o Farmácia Popular.

O corte no orçamento

O comunicado do ministro foi realizado em entrevista concedida na última quinta-feira (18/7).  

A decisão foi tomada em conjunto entre Lula e os ministros da Fazenda, da Casa Civil, do Planejamento e da Gestão e Inovação.

A nova diretriz é uma parte da adaptação para conter o avanço dos gastos não obrigatórios. Entre cortes e congelamentos, o governo pretende poupar R$15 milhões. Em entrevista, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse:

"Vocês vão verificar por que a projeção de receita caiu e foi necessário contingenciar e o que aconteceu com os programas que avançaram a previsão original e, portanto, exigem o bloqueio. Vocês saberão os detalhes de tudo”

Com a estratégia, a administração pretende manter a sustentabilidade fiscal, ganhando assim tempo para pensar em alternativas de receita. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais