Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Boulos será indicado para qual ministério do governo Lula?

Nomeação do deputado do PSOL reforça estratégia de Lula para reaproximar o governo dos movimentos de esquerda e se preparar para eleições de 2026.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/10/2025 16:56
Redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve confirmar nesta segunda-feira (20) a nomeação de Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

A Secretaria-Geral da República serve como ponte para os cidadãos participarem na formulação de políticas públicas junto com o governo.

A decisão, articulada há semanas no Planalto, é vista como um gesto estratégico para reforçar o vínculo com movimentos sociais e reanimar a base de esquerda antes das eleições de 2026.

Por que Lula escolheu Boulos?

A escolha de Boulos atende a três objetivos principais:

  1. Aproximação social com movimentos populares da esquerda e com a juventude, sendo que o Boulos é dos políticos mais votados entre os jovens;
  2. Fortalecimento nas redes pois sua presença digital é das maiores no país;
  3. Reencontro das forças de esquerda para achar um novo equilíbrio entre forças dentro da coalizão governista.

O que faz o ministério da Secretaria-Geral da Presidência?

A pasta é responsável pela comunicação direta do governo com entidades civis e populares. O ministério articula a participação civil nas políticas públicas e gerencia a comunicação no governo.

Boulos é o maior líder do PSOL, e já foi seu candidato presidencial em várias ocasiões. Boulos também é o coordenador nacional do MTST, que ajudou a fundar nos anos 90. 

Outra organização que conta com a liderança de Boulos é a Frente Povo Sem Medo, uma coalizão de movimentos sociais de esquerda fundada em 2015.

O anúncio acontecerá em breve, e mais informações sobre as movimentações do governo devem se desdobrar.

Quer receber as notícias mais importantes do dia, de forma organizada, diretamente em seu e-mail? Então assine de graça nossa newsletter jornalística, o Resumo BP.

Quero receber de graça o Resumo BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais