O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve confirmar nesta segunda-feira (20) a nomeação de Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A Secretaria-Geral da República serve como ponte para os cidadãos participarem na formulação de políticas públicas junto com o governo.
A decisão, articulada há semanas no Planalto, é vista como um gesto estratégico para reforçar o vínculo com movimentos sociais e reanimar a base de esquerda antes das eleições de 2026.
A escolha de Boulos atende a três objetivos principais:
A pasta é responsável pela comunicação direta do governo com entidades civis e populares. O ministério articula a participação civil nas políticas públicas e gerencia a comunicação no governo.
Boulos é o maior líder do PSOL, e já foi seu candidato presidencial em várias ocasiões. Boulos também é o coordenador nacional do MTST, que ajudou a fundar nos anos 90.
Outra organização que conta com a liderança de Boulos é a Frente Povo Sem Medo, uma coalizão de movimentos sociais de esquerda fundada em 2015.
O anúncio acontecerá em breve, e mais informações sobre as movimentações do governo devem se desdobrar.
Quer receber as notícias mais importantes do dia, de forma organizada, diretamente em seu e-mail? Então assine de graça nossa newsletter jornalística, o Resumo BP.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP